Busca avançada
Ano de início
Entree

A Circulação dos Recursos Audiovisuais na Educação na América Latina: contribuições do Programa Ponto IV (1949 - 1961)

Processo: 23/08330-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 04 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Pesquisador Anfitrião: Noah W Sobe
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Loyola University Chicago, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):História da educação   Recursos audiovisuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura material escolar | historia da educação | História da Tecnologia Educacional | Programa Ponto IV | Recursos audiovisuais | Renovação Educacional | História da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa consiste em um estudo histórico sobre a circulação dos recursos audiovisuais na América Latina, no período de 1949 a 1961, tomando como base as ações para a educação propiciadas pelo Programa de Cooperação Técnica Ponto IV, plano estadunidense de assistência técnica internacional destinada aos países subdesenvolvidos da Ásia, África e América Latina, anunciado pelo presidente Harry Truman, em 1949, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico dos países periféricos, fortalecer governos anticomunistas e afirmar a liderança dos EUA no cenário mundial. O estudo objetiva: a) Prospectar e investigar indícios da colaboração do Programa Ponto IV para a introdução e difusão dos recursos audiovisuais na educação dos países latino-americanos, no período de 1949 a 1961; b) Identificar sujeitos, artefatos, instituições e meios de difusão de conhecimentos envolvidos na circulação dos recursos audiovisuais, mediados pelo Ponto IV; c) Reconstituir aspectos da história da cultura material escolar considerando as representações e os saberes construídos sobre os recursos audiovisuais pelos sujeitos envolvidos no Programa Ponto IV; d) Discutir a questão da transferência de conhecimentos pedagógicos no âmbito de programas de ajuda internacional como o Ponto IV e suas implicações para a compreensão da circulação transnacional de modelos educacionais. A investigação fundamenta-se na perspectiva transnacional e dialoga com a história da cultura material escolar e com a História Cultural. Para a realização da pesquisa serão utilizadas como fontes relatórios produzidos pelas agências reguladoras do Programa Ponto IV que se encontram em acervos localizados nos Estados Unidos, especialmente na Biblioteca do Congresso e no Arquivo Nacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)