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História[s] da formação inicial de professores que ensinam matemática no pós-pandemia: um estudo em educação comparada (brasil-portugal)

Processo: 24/02518-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 22 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Mariany Fonseca Garcia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/02637-3 - Narrativas de formadores portugueses que ensinam matemática em cursos de licenciatura em educação básica: a experiência do pós-pandemia, BE.EP.MS
Assunto(s):Educação comparada   História oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Comparada | Formação inicial de professores | história oral | Formação de Professores e Educação Matemática

Resumo

Em março de 2020 o mundo foi assolado pela pandemia de COVID-19, impossibilitando práticas presenciais essenciais, tal como a educação. Neste contexto, surge o ensino remoto de caráter emergencial a fim de possibilitar a retomada das atividades educacionais através das tecnologias digitais. Atualmente, as aulas presenciais retornaram, mas o ensino remoto deixou marcas profundas em professores e estudantes, sendo necessário um olhar investigativo a respeito disso. Nesta perspectiva, o presente projeto de dissertação busca olhar para a[s] história[s] de formação de professores que ensinam Matemática em cursos presenciais no sentido de analisar as implicações à prática de professores(as) formadores(as), no pós-pandemia, em países de língua irmã (Brasil-Portugal). A literatura especializada aponta para problemáticas no que tange à formação matemática e a formação para o ensino de Matemática de estudantes na Pedagogia (Brasil) e na Licenciatura em Educação Básica (Portugal), tais como conhecimento sobre conteúdos matemáticos e relação pessoal negativa com a disciplina. Diante do antigo cenário (antes da pandemia) e com as consequências do ensino remoto, este projeto se insere na tentativa de compreender a visão de formadores acerca das mudanças estruturais e pedagógicas em suas práticas quando do momento do retorno presencial às aulas nas Instituições de Ensino Superior (IES) em que lecionam, isso em ambos países. Para isso, é proposto como metodologia um estudo com base na Educação Comparada e na História Oral. De modo geral, entende-se que esta proposta é importante para investigar a situação atual da formação inicial, bem como contribuir com os estudos da área, uma vez que a pandemia se trata de um evento recente, atípico e histórico.

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