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Mapeando necessidades e especificidades no ensino de português como segunda língua para estudantes surdos: por uma política linguística educacional inclusiva

Processo: 25/10355-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Cecília Cossi Bizon
Beneficiário:Tatiana Martins Gabas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01130-0 - Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilingue de Surdos - CCD-TAEBS, AP.CCD
Assunto(s):Educação de pessoas com deficiência auditiva   Material didático   Multilinguismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bi | Educação de surdos | material didático | multilinguismo | português como segunda língua | Português como segunda língua para surdos

Resumo

Apesar dos avanços conquistados pela oficialização jurídica da LIBRAS, com a aprovação da Lei 10.436 de 2002, e do Decreto no 5.626, de 2005, dentre os quais a obrigatoriedade da disciplina de LIBRAS nos cursos de formação de professores e a presença de tradutores/intérpretes nas salas de aulas com estudantes surdos, o campo da educação bi/multilíngue de surdos ainda atravessa desafios no que se refere à implementação da lei de modo a garantir a inserção significativa do aluno surdo no espaço escolar. O mito do monolinguismo impõe dificuldades quanto ao reconhecimento das especificidades das práticas linguísticas e culturais escolares dos estudantes surdos e às especificidades do ensino de português como segunda/língua adicional. Conforme defendem Bizon e Silva (2023), a falta de um programa nacional voltado para a formação de professores e de um aparato técnico e didático alinhado às necessidades de aprendizagem continuam a invisibilizar o estudante surdo no âmbito da Educação Básica. Este cenário é agravado, como defendem as autoras, pela pouca oferta de materiais didáticos específico que os compreenda como aprendizes bi/multilíngues. Partindo da necessidade de suprir a lacuna de materiais de ensino de português como segunda língua/língua adicional para aprendizes surdos, o projeto tem como objetivo geral mapear necessidades e especificidades do contexto de educação bi/multilíngue de surdos. Com base em uma perspectiva crítica e translíngue e da noção de repertório linguístico e comunicativo, o projeto objetiva, secundariamente, a elaboração de materiais didáticos multimodais subsidiados pelas necessidades e demandas de aprendizagem que emergem no cenário da Educação Básica. Para tanto, orienta-se por uma compreensão do material didático como um instrumento de política linguística e educacional, e da visão de educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013) assentada na perspectiva de ensino socialmente engajado e antropologicamente informado, com foco na pluralidade e na diversidade cultural e linguística. Desse modo, a produção do material didático visa um tipo de investimento pedagógico na materialidade linguística que leve o aprendiz surdo a reconhecer o funcionamento ideológico das línguas (BIZON; DINIZ, 2019). Espera-se, assim, encurtar a distância entre as ações que consolidaram o campo de políticas afirmativas e o campo da educação bi/multilíngue de surdos, visando a inserção social e o fortalecimento político de estudantes surdos.

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