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"Erros de português" de alunos surdos: observação de práticas translíngues como manifestação de interações e aprendizagem

Processo: 25/14921-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ivani Rodrigues Silva
Beneficiário:Larissa dos Anjos Grigorio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01130-0 - Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilingue de Surdos - CCD-TAEBS, AP.CCD
Assunto(s):Ensino   Língua   Português   Surdez
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | língua | Português | Surdez | Translinguagem | Surdez e ensino-aprendizagem de português

Resumo

Em uma sociedade majoritariamente ouvinte e falante de português, a identidade do surdo como enunciador é atravessada por diferentes línguas, como o português e a Libras. Porém, a separação entre sistemas linguísticos diferentes autônomos e nomeados não ocorre na formação do repertório linguístico desse sujeito surdo, que pode ser visto como um sujeito multilíngue. É isso que explica a translinguagem: o falante constrói um único sistema linguístico, a partir das línguas com as quais teve contato, e mobiliza seus recursos linguísticos e multimodais disponíveis para significar seu mundo e interagir com os outros. Esta pesquisa investiga o conceito de translinguagem em um contexto de ensino-aprendizagem de português e tem como objetivo geral apresentar e analisar as práticas translíngues de um grupo de crianças surdas a faixa etária de 10 a 15 anos, no contexto de interações e ensino-aprendizagem da língua portuguesa, a fim de evidenciar a sistemática e a riqueza lógica por trás de práticas translíngues, refutando a ideia de que construções linguísticas fora do padrão seriam deformações da língua. A geração dos registros será feita por meio da observação participante, com coleta de dados por meio de gravações de vídeo, fotografias e diário de campo. A análise dos dados será feita com base em outras pesquisas já desenvolvidas no campo da translinguagem e ensino e contará com o método de Análise da Conversação desenvolvido por Marcuschi (2007). Desse modo, espera-se que esta pesquisa contribua com a legitimação de usos não-canônicos das línguas em trânsito, para pensar a produção de materiais didáticos voltados para a educação bilíngue de surdos. (AU)

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