Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem ativa sobre biologia celular em curso pré-vestibular popular: contribuição de um jogo educacional

Processo: 25/15395-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Ana Luisa Betiolli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Extensão universitária   Metodologia ativa   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem por jogos | Extensão universitária | Metodologia Ativa | Ensino

Resumo

Com a presença de tecnologias na realidade da nova geração desde cedo, observa-se grande dificuldade de concentração dos alunos, em aulas teóricas, em que passivamente recebem informação, prejudicando o seu desempenho escolar. Neste contexto, a utilização de diferentes metodologias de aprendizagem ativa estimula a sua participação e favorece o aprendizado. Para o ensino de citologia foi desenvolvido um jogo educacional, o qual foi bem avaliado por alunos do 1o ano do ensino médio, promovendo ambiente dinâmico e colaborativo de aprendizagem. Considerando que a estrutura das células é um tema de vestibulares e ENEM, o objetivo deste projeto é analisar o efeito deste jogo sobre a percepção e o aprendizado de alunos matriculados em um cursinho pré-vestibular comunitário. O ganho cognitivo será calculado a partir das notas obtidas em pré e pós-teste e a percepção discente será analisada por meio de um questionário.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)