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Así es el tango: o tango rioplatense e o tango do Brasil: aproximações e distanciamentos

Processo: 09/05987-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Heloísa de Araújo Duarte Valente
Beneficiário:Leandro Quintério dos Santos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55581-4 - A canção das mídias: memória e nomadismo, AP.JP
Assunto(s):Tango   Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:composição | Mídia | nomadismo | tango | Violão | instrumento; musicologia

Resumo

Um anúncio de jornal em 1905 divulga concerto do "Rei dos Tangos", Ernesto Nazareth, em São Paulo. Ainda na mesma década, enquanto o tango rioplatense florescia e já se fixava na cultura Argentina, discos eram produzidos em Paris e Londres, e anos mais tarde Francisco Alves cantava sucessos como "A media luz" na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Afinal, que "tangos" são esses? Baseado na audição de gravações - desde as analógicas mais antigas às digitais- e no estudo de importantes referências bibliográficas, esta pesquisa tem como objetivo apontar as principais características do tango: 1) na sua origem rioplatense; 2) a sua versão nômade no Brasil; 3) os tangos instrumentais compostos no país, como os de Ernesto Nazareth. Com um levantamento de gravações e partituras para análise será possível entender o que os aproxima e os afasta como variantes de um mesmo gênero. (AU)

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