Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de culturas láticas bacteriocinogênicas na dinâmica e funcionalidade da microbiota de queijo petit-suisse probiótico e simbiótico, durante sua elaboração e armazenamento

Processo: 09/52599-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Susana Marta Isay Saad
Beneficiário:Martha Lissete Villarreal Morales
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação de alimentos   Microbiota   Queijo   Probióticos   Simbióticos   Prebióticos

Resumo

O consumo de probióticos e prebióticos traz diversos benefícios para a saúde e o bem estar, constituindo, assim, uma das prioridades de pesquisa da indústria de alimentos. As bactérias láticas produtoras de bacteriocinas, substâncias antimicrobianas, têm grande potencial de aplicação em alimentos como agentes de bioconservação, prevenindo a multiplicação de microrganismos patogênicos e deteriorantes. Adicionalmente, as bacteriocinas produzidas por cepas pro bióticas podem contribuir para a resistência do hospedeiro à colonização por patógenos gastrintestinais. É de vital importância que pro bióticos e prebióticos alcancem o intestino e lá exerçam seu efeito in vivo. Os produtos lácteos são os principais veículos para a administração de prebióticos e pro bióticos. Entre os laticínios, certos queijos, como o queijo petit-suisse, são veículos promissores, favorecendo seu consumo de forma prazerosa e contribuindo para a melhoria da saúde do indivíduo. O presente projeto tem como objetivo estudar o efeito da adição de culturas láticas bacteriocinogênicas na diversidade e funcionalidade da microbiota de queijo petit-suisse pro biótico e simbiótico, durante sua elaboração e armazenamento. Além disso, visa-se avaliar a potencialidade de utilização dessas culturas bacteriocinogênicas na inibição da multiplicação de microrganismos deteriorantes e patogênicos no produto testado. Para esse fim, serão aplicadas técnicas moleculares independentes de cultivo, envolvendo a análise da composição e da atividade da microbiota. A resistência in vitro das cepas pro bióticas e bacteriocinogênicas inseridas nas formulações de queijo petit-suisse às condições encontradas no TGI também será avaliada, assim como o papel do componente prebiótico sobre essa resistência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADILHA, MARINA; VILLARREAL MORALES, MARTHA LISSETE; SILVA VIEIRA, ANTONIO DIOGO; MAIA COSTA, MAYRA GARCIA; ISAY SAAD, SUSANA MARTA. A prebiotic mixture improved Lactobacillus acidophilus and Bifidobacterium animalis gastrointestinal in vitro resistance in petit-suisse. FOOD & FUNCTION, v. 7, n. 5, p. 2312-2319, 2016. Citações Web of Science: 6.
MORALES VILLARREAL, MARTHA LISSETE; PADILHA, MARINA; SILVA VIEIRA, ANTONIO DIOGO; GOMBOSSY DE MELO FRANCO, BERNADETTE DORA; RUIZ MARTINEZ, RAFAEL CHACON; ISAY SAAD, SUSANA MARTA. Advantageous Direct Quantification of Viable Closely Related Probiotics in Petit-Suisse Cheeses under In Vitro Gastrointestinal Conditions by Propidium Monoazide - qPCR. PLoS One, v. 8, n. 12 DEC 17 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.