Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da inibicao da enzima metabolica acido graxo sintase com cerulenina e orlistat (xenical) sobre a proliferacao de celulas derivadas de melanomas.

Processo: 06/51223-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Edgard Graner
Beneficiário:Débora Campanella Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melanoma   Proliferação   Ácido graxo sintases   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Graxo Sintase | Cancer | Melanoma | Proliferacao

Resumo

A ácido graxo sintase, FAS, é a principal enzima responsável peia síntese endógena de ácidos graxos saturados de cadeia longa através de precursores menores como o acetil-CoA e malonil-CoA. Foi demonstrado por estudos recentes da literatura que esta enzima é expressa em diversas neoplasias malignas humanas, pois sua atividade é necessária para a síntese de fosfolipídios da membrana das células malignas sendo a sua produção significativamente associada à agressividade e a um pior prognóstico para os pacientes portadores de algumas destas doenças. Dentre estas incluem-se os melanomas, neoplasias malignas de pele originadas nos melanócitos da pele e mucosas que apresentam uma alta ocorrência de metástases à distância. A inibição específica da atividade de FAS, além de promover apoptose, inibe a proliferação de linhagens celulares tumorais. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da inibição da atividade da enzima FAS em linhagens celulares estabelecidas a partir de melanomas. Para isto, estas células serão tratadas com o inibidor natural de FAS, cerulenina, e com Orlistat, droga aprovada pela "Food and Drug Association" (FDA) utilizada no tratamento da obesidade. O efeito do bloqueio da atividade de FAS sobre a proliferação celular será estudado através de contagens celulares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)