Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da validade de um questionário de frequência alimentar em crianças de sete e dez anos de idade residentes na Amazônia Ocidental brasileira

Processo: 07/59141-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Marly Augusto Cardoso
Beneficiário:Fernanda Baeza Scagliusi
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação infantil   Consumo de alimentos   Ingestão de alimentos   Padrão alimentar   Crianças   Micronutrientes   beta Caroteno   Ferro   Ácido fólico   Vitamina B12   Amazônia Ocidental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Inqueritos Alimentares | Marcadores Bioquimicos | Micronutrientes | Validade

Resumo

Os hábitos alimentares infantis são determinantes não só da saúde da própria criança como do seu perfil de alimentação e de morbidade na idade adulta. No Brasil, a saúde infantil melhorou muito nas últimas décadas, mas na região Norte do País doenças como a desnutrição infantil permanecem como graves problemas de saúde pública. Para melhor entender a origem das deficiências nutricionais nessa população é necessário avaliar acuradamente seu consumo alimentar, o que é dificultado pela falta de métodos válidos para a mesma. O presente projeto integra um programa de pesquisas epidemiológicas sobre condições de saúde e nutrição no Estado do Acre, em conjunto com a Universidade Federal do Acre, a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. O objetivo principal será avaliar a validade das estimativas de ingestão de micronutrientes e da análise de padrões alimentares, obtidas por meio de um questionário de frequência alimentar, aplicado em crianças de 7 a 10 anos da Amazônia Ocidental Brasileira. O delineamento do estudo será do tipo transversal de base populacional. Para avaliação da validade do questionário, as estimativas de ingestão de beta-caroteno, ferro, ácido fólico e vitamina B12 e a frequência de consumo de alimentos ricos em alguns desses nutrientes, obtidas pelo questionário, serão correlacionadas a marcadores bioquímicos. O método das tríades, que corrige as estimativas do questionário pelos marcadores e pelos dados de recordatórios alimentares, também será usado. Finalmente, os agrupamentos de padrões alimentares serão comparados quanto às concentrações médias dos marcadores bioquímicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARENGA, MARLE SAMOS; SCAGLIUSI, FERNANDA BAEZA; PHILIPPI, SONIA TUCUNDUVA. Changing attitudes, beliefs and feelings towards food in bulimic patients. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION, v. 58, n. 3, p. 274-279, . (06/56850-9, 07/59141-1)