Busca avançada
Ano de início
Entree

Validade dos questionários para avaliar consumo de frutas e vegetais em crianças quando comparado com biomarcadores sanguíneos: uma revisão sistemática

Processo: 18/02452-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Augusto César Ferreira de Moraes
Beneficiário:Gabriela Vatavuk Serrati
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Validação de modelos   Alimentação infantil   Consumo de alimentos   Frutas   Biomarcadores   Inquéritos nutricionais   Questionário de frequência alimentar   Revisão sistemática

Resumo

O consumo de frutas e vegetais é essencial na manutenção de um peso saudável e na promoção da saúde cardiovascular de crianças. Diferentes inquéritos alimentares são aplicados para mensurar a ingestão, dentre eles questionários de frequência alimentar e recordatórios de 24 horas. No entanto, estes instrumentos são subjetivos e suscetíveis a erros. Portanto, testar sua validade é imprescindível. O objetivo deste projeto é realizar uma revisão sistemática dos critérios de validação de questionários usados para determinar o consumo de frutas e vegetais de crianças em idade escolar, utilizando biomarcadores de sangue como referência. As buscas serão realizadas em cinco bases de dados eletrônica (MEDLINE, CINAHL, Scopus, PsycINFO, Web of Science), com os seguintes descritores e termos médicos: (Child OR Children OR school OR boy OR son OR girl OR daughter) AND (Fruit OR Vege-table) AND (Questionnaire OR 24h Dietary Recall OR 24h-Dietary-Recall OR 24 hour Dietary Recall OR Recall OR Food Frequency Questionnaire OR FFQ) AND (Biomarker OR Blood OR concentration biomarker OR serum OR serum marker OR carotenoids OR vitamins) AND (Validation OR Validity OR coefficient OR reliability). Os artigos serão avaliados e selecionados por título, resumo e, posteriormente, lidos na íntegra para determinar se cumprem os critérios de inclusão. Estamos planejando realizar uma análise de meta-regressão, mas isso depende da possibilidade de os artigos serem comparados e resumindo os coeficientes de validação. Para identificar uma hipótese a priori, o coeficiente de correlação agrupado ponderado da amostra será calculado por meta-análise com um modelo de efeitos fixos ou aleatórios devido à heterogeneidade moderada a alta encontrada estudo-por-estudo e biomarcador por bi marcador. O florest plot será calculado pela análise de meta-regressão para resumir os coeficientes de validação dos métodos subjetivos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLLESE, TATIANA S.; VATAVUK-SERRATI, GABRIELA; NASCIMENTO-FERREIRA, MARCUS VINICIUS; FERREIRA DE MORAES, AUGUSTO CESAR; CARVALHO, HERACLITO BARBOSA. What is the Validity of Questionnaires Assessing Fruit and Vegetable Consumption in Children when Compared with Blood Biomarkers? A Meta-Analysis. NUTRIENTS, v. 10, n. 10 OCT 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.