Busca avançada
Ano de início
Entree

Professores e escolas: marcas traduzidas na literatura.

Processo: 06/55880-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Lia Raquel Amaral Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia Da Educacao | Imagens De Escola | Imagens De Professor | Literatura E Cultura Escolar | Literatura E Educacao

Resumo

Tendo em conta a proficuidade da literatura como instrumento para reflexão sobre o mundo e sobre a condição humana, e atentando à abundância e à qualidade da literatura que versa sobre temas relacionados ao campo da educação, este projeto de pesquisa visa à análise literária e filosófica de trechos ou capítulos das seguintes obras: O primeiro homem, de Albert Camus; A língua absolvida, de Elias Canetti; e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. A escolha dessas obras repousa na riqueza e variedade de situações e personagens, relacionados ao cotidiano escolar, que apresentam. As figuras de professor nelas presentes, por exemplo, fogem ao estereótipo, tão recorrente na literatura, de um "bom" professor. Tal fato não impede, no entanto, que tais professores tenham sido (positivamente) marcantes para seus alunos, desde cuja perspectiva cada uma das histórias é narrada. A releitura de cada um dos romances propiciará a abordagem de temas altamente relevantes para a compreensão de aspectos fundamentais da cultura escolar. Alguns desses temas serão selecionados para que sejam analisados simultaneamente a partir da hermenêutica filosófica e literária. Espera-se que a literatura e a filosofia possam aliar-se de modo que enquanto a literatura oferece à filosofia a concretude de uma experiência determinada, a filosofia, através da análise conceitual, permita que a experiência narrada possa ser acrescida de significado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)