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Caracterizacao do desempenho na consciencia fonologica, no acesso ao lexico, na leitura e na escrita em escolares com e sem dificuldade de aprendizagem.

Processo: 03/14145-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Simone Cristina Lanza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Léxico   Aprendizagem   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Dificuldade De Aprendizagem | Escrita | Habilidade Fonologica | Leitura | Lexico

Resumo

Os objetivos deste estudo são caracterizar o desempenho fonológico, de acesso ao léxico, da leitura e escrita entre escolares com e sem dificuldade de aprendizagem. Participarão deste estudo 60 escolares da 2ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, sendo o GI composto por 30 escolares sem dificuldade de aprendizagem e o GII composto por 30 escolares com dificuldade de aprendizagem. Como procedimentos, serão aplicados, após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos pais ou responsáveis, o questionário informativo com os professores (LEFÉVRE, 1989), o Teste de Nomeação Seriada Rápida (RAN - DENCKLA & RUDEL, 1974), a Prova de Consciência Fonológica (PCF - CAPOVILLA & CAPOVILLA, 1998) e a Prova de Leitura e Escrita (PINHEIRO, 1994). Os resultados serão analisados estatisticamente visando comparar e correlacionar a habilidade fonológica com a velocidade de acesso ao léxico e a habilidade de leitura e escrita entre escolares com e sem dificuldade de aprendizagem. (AU)

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