Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho escolar de criancas com antecedente de problemas de linguagem.

Processo: 04/10733-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Carolina Araujo Rodrigues Funayama
Beneficiário:Michele Toso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Aprendizagem   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Disturbios | Escrita | Leitura | Linguagem

Resumo

A relação entre problemas específicos de linguagem e desempenho escolar tem sido enfoque na literatura. Entretanto, em nosso meio, esta relação ainda necessita estudos, frente às dificuldades de identificação e classificação dos distúrbios de linguagem em crianças de língua portuguesa, diferenciando-os de atraso na linguagem, que se acredita, seja de melhor prognóstico em relação aos distúrbios. O objetivo do presente trabalho é verificar como se apresenta o desempenho escolar de crianças da cidade de Ribeirão Preto e/ou região, com antecedente de problemas específicos de linguagem, comparando-as com crianças sem esse antecedente. Analisaremos também alguns fatores ambientais e sociais envolvidos, bem como o tipo de tratamento que vem recebendo aqueles que apresentam dificuldade escolar. Após a obtenção dos resultados, forneceremos as devidas orientações à família e à criança, visando seu desempenho escolar e, por conseqüência, seu bom desenvolvimento humano. O estudo será transversal, controlado, em 60 crianças em fase escolar e que possuem dificuldades. Metade dessa amostra será de crianças com antecedente de problemas específicos de linguagem atendidas anteriormente no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e as outras 30 crianças, sem queixa de antessente de problemas específicos de linguagem, mas que são atendidas nessa mesma unidade pela dificuldade escolar atual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)