Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da disponibilidade de cobre e manganês em rações utilizadas em piscicultura utilizando-se a técnica de espectrometria de absorção atômica em forno de grafite e extração por ultra-sonificação

Processo: 06/51362-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Vanessa Rosa Loureiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Piscicultura   Ração   Nutrição animal   Cobre   Manganês
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gfaas | Nutricao De Peixes | Piscicultura | Ultra-Sonificacao

Resumo

A determinação de cobre e manganês em suspensões de amostras de ração e fezes de peixes por espectrometria de absorção atômica, em forno de grafite (GFAAS), representa o foco principal do trabalho a ser realizado. O trabalho busca desenvolver metodologias para determinações desses micro-nutrientes metálicos, que fazem parte de análise bromatológica de rotina, feitas na área de nutrição de peixes. O principal objetivo é o desenvolvimento de protocolos analíticos referentes às determinações desses elementos metálicos em suspensões de amostras de rações e fezes de peixes por GFAAS, de modo a eliminar a etapa de mineralização das amostras. Normalmente, essa mineralização é feita rotineiramente por digestão nítrica/perclórica, gerando como resíduo químico, um extrato ácido contendo íons dicromato, que são altamente tóxicos. Será estudada a influência do preparo das suspensões das amostras no comportamento térmico dos elementos estudados, utilizando-se diferentes modificadores químicos e diferentes programas de aquecimento. As determinações serão feitas utilizando-se SHIMADZU modelo AA-6800. A proposta de trabalho, além de reduzir o tempo das determinações analíticas em análises dentro da área de nutrição animal, apresenta a vantagem de não produzir resíduos tóxicos, que podem comprometer a saúde do analista e contaminar o meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA ROSA LOUREIRO; MAYRA A. D. SALEH; PAULA M. MORAES; RENATO C. F. NEVES; FABIO A. SILVA; CILENE C. F. PADILHA; PEDRO M. PADILHA. Manganese determination by GFAAS in feces and fish feed slurries. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 18, n. 6, p. 1235-1241, . (06/57149-2, 03/13362-6, 06/51362-6, 06/51556-5)