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Metodologia para identificação do modelo dinâmico do dirigível AS800

Processo: 00/01000-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Ely Carneiro de Paiva
Beneficiário:Bruno Guedes Faria
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Renato Archer (CENPRA). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/13384-7 - Veículos robóticos semiautônomos, AP.JP
Assunto(s):Veículos aéreos não tripulados   Controle automático   Controller Area Network   Sistemas embarcados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Barramento De Sensores | Controle Automatico | Controller Area Network | Dirigivel Nao-Tripulado

Resumo

Veículos aéreos possuem um enorme potencial não explorado em tarefas diversas. No Projeto AURORA o objetivo é o de desenvolver veículos robóticos aéreos para pesquisa e monitoração ambiental, climatológica e de biodiversidade, o acrônimo do projeto significando Autonomous Unmanned Remote Monitoring Robotic Airship. O projeto atual das estações de terra e embarcada permitirá o controle automático do dirigível, tarefa a ser realizada durante o ano vigente. O número de portas seriais da estação embarcada é suficiente apenas para a comunicação com os sensores e atuadores necessários para vôo. Isso significa que não há espaço físico ou lógico para a conexão dos sensores externos, específicos para cada missão. Antevendo esta dificuldade, a equipe do Projeto AURORA já prevê o projeto de um novo barramento para conexão de um número maior de sensores, baseado no modelo CAN. As atividades do solicitante da bolsa focarão, então, na avaliação da rede CAN como suporte do novo barramento embarcado do projeto. (AU)

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