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Analise das dificuldades de leitura e escrita e treino metafonologico em individuos com e sem disturbios de fala.

Processo: 99/10956-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Fernando Cesar Capovilla
Beneficiário:Alessandra Gotuzo Seabra
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência fonológica   Escrita   Leitura

Resumo

No Estudo 1, será desenvolvido um Manual de treino de consciência fonológica e de correspondências grafo-fonêmicas, destinado a professores do ensino infantil e fundamental, que será baseado no treino usado nos estudos piloto. No Estudo 2, serão conduzidas oficinas visando capacitar professores de alfabetização para introduzir atividades fônicas no cotidiano escolar. Um grupo controle não receberá nenhuma capacitação. Análises pré e pós-intervenção permitirão comparar os ganhos da introdução de instruções fônicas em aula. No Estudo 3, o treino será adaptado e implementado com portador de paralisia cerebral para verificar se, também em indivíduos com distúrbios motores e de fala, este treino pode auxiliar a leitura e escrita. No Estudo 4 será conduzida uma análise sobre o tipo de distúrbio associado às dificuldades com leitura e escrita, distinguindo entre distúrbios de processamento temporal, de discriminação e de memória de trabalho. Serão apresentadas duas sílabas em seqüência, e as crianças deverão dizer se as sílabas ouvidas são iguais ou diferentes. Serão manipulados os intervalos entre estímulos (IEE) e o tipo de par de sílabas. (AU)

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