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Aprendizagem relacional: estabelecimento e extensão do controle condicional por estímulos modelos complexos

Processo: 01/05079-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Elaine Luiza Bressan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Ensino público   Ensino fundamental   Condicionamento (psicologia)   Controle do estímulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Discriminativa | Aprendizagem Relacional | Discriminacao Condicional | Educacao Especial | Estimulos Complecos | Resposta De Observacao

Resumo

Dentre as habilidades comportamentais exigidas pelo currículo oficial do ensino público fundamental, destacam-se aquelas definidas pela aprendizagem de relações entre eventos e/ou informações. A equipe coordenada pelo orientador proponente do projeto ora submetido tem investigado variáveis de procedimento que poderiam estar funcionalmente relacionadas com a ocorrência dessas habilidades através de projetos anteriores, com financiamento FAPESP. Dentre os resultados obtidos constatam-se dificuldades no estabelecimento e na extensão do controle condicional definido por relações entre os componentes do estímulo modelo complexo por alunos com necessidades educativas especiais. Evidências recentes obtidas por nossa equipe atestaram a manutenção dessas dificuldades apesar da adoção de procedimentos que objetivam eliminar a ocorrência do controle restrito de estímulos (atenção seletiva). O objetivo deste projeto consiste em avaliar se tais dificuldades serão eliminadas mediante a adoção de duas condições para os treinos e testes de relações condicionais com estímulos modelos complexos: a) com estímulos definidos culturalmente, ou seja, estímulos que sustentem uma correspondência semântica no contexto cultural dos participantes; e b) com os mesmos estímulos arbitrários (sem correspondência semântica) já adotados em pesquisas anteriores. Objetiva-se avaliar se a condição a) poderia exercer função instrucional sobre o desempenho nos treinos e testes da condição b). (AU)

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