Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do tecido adiposo de ratos com dieta de cafeteria submetidos a exercício físico

Processo: 06/54996-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Ana Raimunda Dâmaso
Beneficiário:Ricardo Eguchi
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Leptina   Exercício físico   Grelina   Obesidade

Resumo

A obesidade tem atingido países desenvolvidos e subdesenvolvidos e vem se tomando uma das maiores epidemias mundiais. No Brasil, segundo dados do IBGE, 38,8 milhões de brasileiros têm sobrepeso e destes 10,5 milhões são portadores de obesidade. A mudança dos hábitos alimentares nas últimas décadas, devido principalmente à mudança no estilo de vida da população, como a falta de tempo para uma alimentação adequada, tem levado ao alto consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gorduras saturadas e trans, elevando o número de obesos. Estudos com ratos tem sido utilizados como modelo experimental para estudos da obesidade e do balanço energético, Estes protocolos permitem uma aplicação bastante próxima da realidade alimentar dos seres humanos, induzindo aumento na massa corporal, tecido adiposo e subseqüente obesidade exógena. Estudos atuais têm sugerido que o tecido adiposo ó um órgão endócrino, pois secreta vários fatores peptídicos e não-peptídicos como a leptina, grelina, citocinas e adiponectinas. Portanto o objetivo deste estudo será avaliar o efeito da associação da obesidade exógena decorrente da ingestão da dieta de cafeteria e atividade física crônica no tecido adiposo e na concentração sérica da leptina e grelina, devido a sua Importante função reguladora do balanço energético. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO EGUCHI; NADIA CARLA CHEIK; LILA MISSAE OYAMA; CLAUDIA MARIA OLLER DO NASCIMENTO; MARCO TÚLIO DE MELLO; SERGIO TUFIK; ANA DÂMASO. Efeitos do exercício crônico sobre a concentração circulante da leptina e grelina em ratos com obesidade induzida por dieta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, n. 3, p. 182-187, Jun. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.