Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores do desenvolvimento do bebe pre-termo de muito baixo peso no primeiro ano de vida relacionado a sintomas de ansiedade e depressao materna durante internacao em uti neonatal.

Processo: 03/09642-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Daniele Abruzzi de Fraga
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Depressão   Desenvolvimento   Recém-nascido prematuro   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Depressao | Desenvolvimento | Prematuridade

Resumo

Esse estudo longitudinal visa comparar indicadores de desenvolvimento de dois grupos de bebês pré-termo de muito baixo peso diferenciado quanto à presença de indicadores clínicos de ansiedade e depressão em suas mães durante a internação em UTI Neonatal. A amostra foi dividida em um grupo de bebês cujas mães apresentaram indicadores clínicos emocionais de ansiedade (identificados pelo IDATE) e/ou depressão (identificados pelo BDI) durante a internação dos seus bebês na UTIN e um cujas mães não apresentavam indicadores. Indicadores de desenvolvimento dos bebês, obtidos através do EDCC, Denver II e Bayley, além do roteiro de entrevista com a mãe, serão comparados entre os grupos. Os fatores de risco biológico das crianças e as características do seu ambiente também serão analisados. Estes dados serão coletados dos prontuários médicos dos bebês, de entrevista com a mãe e pelo CRIB. Para a análise dos dados, os instrumentos serão corrigidos e quantificados em termos de freqüência, proporção ou incidência, dependendo da natureza do dado. Os dados das entrevistas serão submetidos à análise do conteúdo temático dos tópicos do roteiro e serão quantificados também em termos de freqüência, proporção ou incidência. Será realizada a análise estatística inferencial, a fim de comparar os resultados entre grupos quanto ao desenvolvimento e saúde do bebê, através da análise estatística de comparação entre grupos (Teste U de Man-Whitney e teste do X2). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)