Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da expressao da proteina c-fos no cerebro de ratos apos estimulacao quimica com aminoacidos excitatorios da materia cinzenta periaquedutal dorsal e do coliculo inferior.

Processo: 02/08109-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Cristina Ferreira Netto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11187-2 - Neurobiologia do medo e da ansiedade, AP.TEM
Assunto(s):Medo   Colículos inferiores   Proteínas proto-oncogênicas c-fos   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aminoacidos Exitatorios | Ansiedade | C-Fos | Coliculo Inferior | Medo

Resumo

Evidências experimentais têm mostrado que a estimulação elétrica ou química da matéria cinzenta periaquedutal dorsal (MCPD) e colículo inferior (CI) desencadeia um padrão de respostas de caráter aversivo. Por exemplo, comportamentos como alerta, imobilidade ou fuga, além de alterações autonômicas, são eliciadas após a estimulação dessas regiões. Tem sido demonstrado que os aminoácidos excitatorios, tais como glutamato e aspartato, possuem importante função na modulação desses estados aversivos gerados ao nível da MCPD e do CI. Além disso, elas parecem desempenhar papéis distintos na elaboração das reações de defesa. Nesse sentido, enquanto a MCPD é classificada como a "via final comum" para a expressão do repertório de defesa, o CI participa no processo de integração de informações auditivas de natureza aversiva. Este projeto visa contribuir na elucidação dos circuitos neurais envolvidos no processamento das respostas aversivas relacionadas ao medo e à ansiedade, elaboradas ao nível da MCPD e do CI. Para isto, ele foi delineado com o objetivo de se verificar as áreas cerebrais ativadas após a expressão de comportamentos defensivos induzidos pela administração de glutamato (5 nmol/0,2 μl) ou NMDA (10 nmol/0,2 μl) na MCPD ou CI de ratos, por meio do mapeamento da distribuição da proteína c-Fos no encéfalo desses animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)