Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do parasitismo por cotesia flavipes (hymenoptera, braconidae) nos ovarios de larvas de diatraea saccharalis (lepidoptera, crambidae) estudo citoquimico e ultraestrutural.

Processo: 07/53961-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Daniela Carvalho dos Santos
Beneficiário:Adriana Lucatelli
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ovário   Ultraestrutura   Insetos   Citoquímica   Morte celular   Parasitismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citoquimica | Inseto | Morte Celular | Ovario | Parasitismo | Ultraestrutura

Resumo

Apesar do uso bem sucedido do endoparasitóide larval Cotesia flavipes, para o controle biológico de Diatraea saccharalis, inseto praga que afeta o cultivo e aproveitamento industrial da cana-de-açúcar, pouco se sabe acerca dos mecanismos dessa interação hospedeiro-parasitóide que garantem o seu sucesso. A eficiência dos processos de regulação empregados para assegurar o parasitismo desperta o interesse de dentistas a décadas, que buscam identificar os mecanismos de regulação como alternativas para o aprimoramento de medidas de controle de insetos. Nesse sentido, vários são os estudos que concentram esforços para a identificação de vias metabólicas e celulares ligadas à inibição do sistema imunológico do hospedeiro. Porém, poucos são os trabalhos destinados a verificar o efeito do parasitismo em órgãos reprodutores do hospedeiro, apesar do efeito nocivo que o parasitóide causa na atividade desses órgãos em alguns insetos. Desta forma, a compreensão das alterações histopatológicas dos ovários de insetos parasitados, são fundamentais na busca de processos metabólicos que levem ao desenvolvimento de novas estratégias no combate aos insetos-praga. Assim, esse trabalho tem por objetivos identificar e caracterizar as alterações morfo-funcionais das células do germário, com ênfase para o processo de morte celular programada, de larvas de D. saccharalis no parasitismo inicial (três dias) e tardio (nove dias), através da microscopia de luz (citoquímica) e microscopia eletrônica de transmissão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)