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Porcentagem de consoantes corretas (pcc) em criancas com e sem deficiencia auditiva.

Processo: 09/52569-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Daniela Gil
Beneficiário:Larissa Zanichelli
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Audiologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audiologia Educacional | Deficiencia Auditiva | Desenvolvimento Fonologico | Pcc | Terapia Fonoaudiologica

Resumo

INTRODUÇÃO: Shriberg e Kwiatkowski (1982) desenvolveram um sistema métrico que considera a porcentagem de consoantes corretas (PCC) como um índice de grau de prejuízo fonológico. (Peña - Brooks, Hedge, 2000). Após coletar e gravar uma amostra de fala contínua de pelo menos 50-100 palavras é possível determinar as produções incorretas de consoante e calcular o percentual de consoantes corretas utilizando a seguinte fórmula: Número de consoantes corretas / Número de consoantes corretas mais as incorretas x 100 = PCC. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho é comparar o índice da Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) de crianças com Deficiência Auditiva em atendimento fonoaudiológico com o índice de crianças sem deficiência auditiva e com desenvolvimento fonológico típico. MÉTODO: A amostra será composta por crianças com deficiência auditiva em atendimento em abordagem aurioral e por um grupo de crianças com desenvolvimento fonológico típico e sem deficiência auditiva pareadas por sexo e idade. O índice de PCC será avaliado por meio de três provas: nomeação, imitação e fala espontânea. O material de testagem aplicado serão as provas de fonologia do ABFW - Teste de Linguagem Infantil. (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes, Wertzner, 2000). Além disso, todos os participantes serão submetidos à audiometria tonal, que nos deficientes auditivos será realizada em campo, e medidas de imitância acústica. Os resultados serão analisados comparando o desempenho de crianças com e sem deficiência auditiva por meio de testes estatísticos pertinentes. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARISSA ZANICHELLI; DANIELA GIL. Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) em crianças com e sem deficiência auditiva. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., v. 23, n. 2, p. 107-113, . (09/52569-1)