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Criancas com dificuldades em escrita e estruturacao espacial: uma intervencao psicopedagogica atraves dos jogos de regras numa vertente psicomotora e cognitiva.

Processo: 00/05642-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Gislene de Campos Oliveira
Beneficiário:Valéria Queiroz Furtado
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dificuldade Em Escrita | Estruturacao Espacial | Intervencao Psicopedagogica | Jogos De Regras

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma intervenção psicopedagógica com jogos de regras enfatizando a estruturação espadal em crianças que apresentam dificuldade na escrita, analisar os aspectos cognitivos e psicomotores relacionados à estruturação espacial destas crianças e, posteriormente compara-las com crianças que apresentam as mesmas dificuldades mas que não passaram pelo processo de intervenção. Para atingir o objetivo, serão sujeitos nesta pesquisa crianças de quatro salas de 2ª série do primeiro grau, de uma escola Estadual ou Municipal da cidade de Campinas-SP, com idade entre 7 a 9 anos. Os sujeitos realizarão no início do semestre uma avaliação da escrita, através do ditado elaborado por Sisto (1999). Aos sujeitos que apresentarem baixo desempenho será aplicada o exame psicomotor proposto por Oliveira (1999) e a avaliação cognitiva elaborada por Piaget e Inhelder (1993), no intuito de obter informações sobre o desempenho em estruturação espacial. Através destas avaliações será possível compor a amostra final do grupo de sujeitos (controle e experimental) com baixo desempenho em estruturação espacial e escrita, A intervenção com o grupo experimental será realizada por meio de jogos de regras, em sessões de 45 minutos, 2 vezes por semana, durante 3 meses e meio, de forma tanto individual como grupal. Estas sessões serão filmadas. Ao final os sujeitos do grupo controle e experimental serão novamente reavaliados através do exame psicomotor, avaliação cognitiva e da escrita. A análise dos dados será obtida a partir da interpretação das estatísticas descritivas obtidas na avaliação inicial e final dos sujeitos, de maneira que se possa obter uma visão de como esses dados foram distribuídos e como se diferenciaram pelos grupos (controle, experimental). A intervenção será analisada qualitativamente a partir das transcrições das fitas, a fim de acompanhar detalhadamente os procedimentos apresentados pelos sujeitos nas atividades com jogos e nas resoluções das situações-problema propostas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURTADO, Valéria Queiroz. Crianças com dificuldade em escrita e estruturação espacial: uma reeducação psicopedagogica. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.