Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução do gene e do receptor do hormônio de crescimento e sua relação com a diversificação morfológica nos Platyrrhini

Processo: 03/03683-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Beneficiário:Elytania Veiga Menezes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/05804-6 - Evolução morfológica, biogeografia e sistemática em mamíferos neotropicais, AP.JP
Assunto(s):Hormônio do crescimento   Filogenia   Evolução molecular

Resumo

A base molecular da diversidade fenotípica é de grande interesse de biólogos evolutivos, contudo ainda existem poucos exemplos elucidativos desta relação, sobretudo em vertebrados. Através da utilização de genes de evolução rápida podemos comparar as taxas de evolução do gene entre diferentes linhagens que diferem nas taxas de diversificação morfológica. O padrão de evolução do gene do Hormônio de crescimento pode estar relacionado com o padrão de evolução morfologia nos primatas neotropicais. Diante disso o presente projeto tem como objetivo estimar e comparar as taxas de evolução do gene e receptor do Hormônio de crescimento nos 16 gêneros de primatas neotropicais e compará-las com as taxas evolutivas de caracteres morfológicos de medidas cranianas a fim de estudar a associação ou não entre os padrões de variação molecular e morfológico assim como determinarmos as relações filogenéticas dos Platyrrhini, proporcionando um melhor entendimento da história evolutiva do grupo, para as análises serão utilizados uma ampla amostragem, representativa de todos os 16 gêneros de primatas neotropicais, abrangendo o maior número de espécies por gênero. A análise da evolução molecular será realizada através das taxas de substituição nucleotídica (sinônimas e não sinônimas), e as taxas de evolução morfológica serão estimadas através do modelo proposto por Lande, pela dispersão não uniforme da matriz de covariância. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES, Elytania Veiga. Seleção positiva sobre o gene do hormônio do crescimento e sua associação com a diversificação de tamanho nos Platyrrhini. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.