Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo eletrofisiológico dos efeitos de intoxicação mercurial em retina de peixe

Processo: 03/02700-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Christiane Lopes Tanan
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrofisiologia   Mercúrio (elemento químico)   Intoxicação por mercúrio   Retina   Peixes

Resumo

Contaminação ambiental por mercúrio ocorre em várias partes do mundo. Causada pelo garimpo, a contaminação mercurial é um grave problema na bacia amazônica, atingindo a população através do consumo de peixes. A absorção do mercúrio em animais aquáticos como peixes se dá principalmente pelo trato gastro intestinal e pelas brânquias. O mercúrio, sendo lipossolúvel, se deposita em vários tecidos, atravessa a barreira hematoencefálica e atinge o sistema nervoso central. O sistema visual é um alvo importante, tanto em projeções centrais como no olho. Surpreendentemente, apesar do grande número de trabalhos sobre contaminação por mercúrio, quase não existem estudos sobre os efeitos dessa contaminação na retina de vertebrados. É possível que as perdas nas funções fotópicas, principalmente na visão de cores, medidas em seres humanos sejam devidas à neurotoxidade do mercúrio na retina interna. Como os peixes têm excelente visão de cores e existe facilidade de acesso às células da retina para registros eletrofisiológicos intracelulares, a retina de peixes pode se constituir num modelo interessante para o estudo dos efeitos da contaminação mercurial na visão. Com este objetivo serão observadas as respostas intracelulares das células horizontais monofásicas, bifásicas e trifásicas da retina de peixes contaminados por metil mercúrio, que serão comparadas com as de animais normais, verificando-se as possíveis diferenças. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C.L. TANAN; D.F. VENTURA; J.M. DE SOUZA; S.R. GROTZNER; M. MELA; A. GOUVEIA JR.; C.A. OLIVEIRA-RIBEIRO. Effects of mercury intoxication on the response of horizontal cells of the retina of thraira fish (Hoplias malabaricus). Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 39, n. 7, p. 987-995, Jul. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.