Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao cromossomica: estudo da variabilidade cariotipica em platyrrhini e das homeologias e sintenias com cromossomos humanos.

Processo: 03/12324-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Celia Priszkulnik Koiffmann
Beneficiário:Cristiani Gifalli Iughetti
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Evolução cromossômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Evolucao Cromossomica | Platyrrhini, Primates | Variabilidade Cromossomica

Resumo

Os primatas neotropicais correspondem a 50 espécies, aproximadamente, que estão distribuídas em 16 gêneros agrupados nas famílias Callitrichidae e Cebidae. As análises citogenéticas têm mostrado uma extensa variabilidade cromossômica intra e interespecífica em várias espécies de macacos do Novo Mundo, sendo que o número cromossômico varia de 2n = 20 a 62 devido à ocorrência de rearranjos cromossômicos. Entre as hipóteses que explicam esta variabilidade cromossômica, uma sugere que os métodos taxonômicos tradicionais podem não ter sido suficientes para reconhecer a diversidade destes primatas e as divisões biológicas. Portanto, a filogenia cromossômica dos macacos neotropicais necessita de uma revisão. Uma vez que a eficácia das comparações com o uso de técnicas de bandamento cromossômico é limitada, sondas de DNA humano estão sendo usadas para análises comparativas de genomas. A variabilidade cromossômica numérica intra e interespecífica revelada pelos dados da literatura e pelos nossos estudos cromossômicos em espécimes da família Cebidae indicam que os processos de alterações numéricas e estruturais dos cromossomos tiveram importante papel na raciação e na especiação dos macacos do Novo Mundo. Propomos para o presente projeto uma continuidade nas pesquisas desenvolvidas durante o mestrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IUGHETTI, Cristiani Gifalli. Evolução cromossômica: estudo da variabilidade cariotípica em Platyrrhini e das homeologias e sintenias com cromossomos humanos. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.