Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de proteoglicanos do endométrio de camundongos durante o ciclo estral e em animais ovarectomizados: análise dos efeitos da castração e da reposição hormonal

Processo: 04/09947-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Telma Maria Tenório Zorn
Beneficiário:Renato de Mayrinck Salgado
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal   Proteoglicanas   Hibridização in situ
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Estral | Endometrio | Hibridizacao In Situ | Hormonios Ovarianos | Imunocitoquimica | Proteoglicanos

Resumo

Nosso laboratório tem se dedicado ao estudo da estrutura e fisiologia do endométrio de roedores durante o período inicial da gestação, com especial atenção aos componentes da matriz extracelular (MEC). Estes estudos têm sido desenvolvidos através de abordagens morfológicas, estruturais e ultra-estruturais, bioquímicas, citoquímicas, imunocitoquímicas e radioautográficas. Sabe-se também que os hormônios sexuais ovarianos exercem relevante influência no endométrio, durante o ciclo sexual periódico, denominado ciclo estral, e durante a gestação. Estudos anteriores demonstraram que a ausência induzida de estrógeno e progesterona impede a decidualização e a implantação do blastocisto. Os resultados anteriormente acumulados são consistentes e mostraram a ocorrência de uma intensa remodelação de componentes da matriz extracelular do estroma endometrial, como o colágeno e proteoglicanos. Neste projeto, pretendemos avaliar a influência dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona sobre a síntese, distribuição e degradação dos proteoglicanos decorim, biglicam, fibromodulim e lumicam no endométrio de camundongos, utilizando a castração por ovarectomia e posterior reposição hormonal como estratégia experimental. O ciclo estral servirá como parâmetro para comparação, uma vez que seu padrão hormonal já é bem estabelecido na literatura. Acreditamos que os resultados deste projeto poderão ser úteis como indicadores para os tratamentos que utilizam interferências hormonais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALGADO, RENATO M.; FAVARO, RODOLFO R.; MARTIN, SEBASTIAN SAN; ZORN, TELMA M. T.. The Estrous Cycle Modulates Small Leucine-Rich Proteoglycans Expression in Mouse Uterine Tissues. Anatomical Record-Advances in Integrative Anatomy and Evolutionary Biology, v. 292, n. 1, p. 138-153, . (04/09947-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALGADO, Renato de Mayrinck. Caracterização de proteoglicanos do útero de camundongos durante o ciclo estral e em animais ovarectomizados: análise dos efeitos da castração e da reposição hormonal.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.