Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolução estrutural da protease de HIV-1 do subtipo C selvagem

Processo: 04/12201-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Nádia Helena Martins
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03387-4 - Estudos estruturais de proteínas usando luz síncrotron, AP.TEM
Assunto(s):AIDS   Biologia estrutural   Difração por raios X

Resumo

A AIDS pode ser considerada uma das mais graves epidemias da história. Hoje existem aproximadamente 40 milhões de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo. Nos últimos dez anos tem havido grande progresso na luta contra essa doença, tanto na área preventiva quanto no desenvolvimento de fármacos como inibidores de transcriptase reversa e protease. O subtipo de HIV-1 mais abundante é o C, responsável por 47% das infecções relatadas no mundo, porém o subtipo melhor estudado estruturalmente é o B, responsável por 12% das infecções e predominante nos países desenvolvidos (Estados Unidos, Japão e países da Europa). Dessa forma, esse projeto visa à obtenção da estrutura tridimensional da protease de HIV-1 do subtipo C, através de difração de raios X, o que permitirá, junto com resultados já obtidos pelo grupo, inferir informações a respeito das mudanças estruturais e conformacionais na protease do subtipo C em comparação com o subtipo B, que levam à resistência aos inibidores comerciais. Esperamos que estes estudos contribuam para a melhora das condições de desenvolvimento racional de fármacos mais específicos para este subtipo de HIV. Por outro lado, a realização do trabalho proporcionará à aluna o contato e aprendizado das várias técnicas relacionadas à resolução estrutural de proteínas, complementando a formação adquirida durante a iniciação científica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRAUCHENCO, SANDRA; MARTINS, NADIA H.; SANCHES, MARIO; POLIKARPOV, IGOR. Effectiveness of commercial inhibitors against subtype F HIV-1 protease. Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, v. 24, n. 3, p. 638-645, 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.