Busca avançada
Ano de início
Entree

Conjunto didático e recursos sonoros: uma alternativa para o uso de maquetes ambientais no ensino fundamental

Processo: 04/11196-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Maria Isabel Castreghini de Freitas
Beneficiário:Silvia Elena Ventorini
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Material didático   Mapa tátil   Pessoas com deficiência visual   Maquete   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia Tatil | Deficiente Visual | Dosvox | Maquete Tatil

Resumo

O objetivo principal desse trabalho é desenvolver um kit didático para produção e disseminação de material de Geografia e Cartografia nas formas visual, sonora e tátil. O kit a ser gerado deverá auxiliar o professor a desenvolver um material que o auxiliem na abordagem de conteúdos relativos ao Meio Ambiente. A área de estudo desse projeto será uma escola regular do município de Rio Claro- SP. O procedimento metodológico deste trabalho baseia-se na experiência adquirida pela candidata com o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área da Cartografia Tátil, bem como, nas pesquisas de Borges, iniciadas em 1993 até os dias atuais, com o sistema de voz do DOSVOX. O Kit didático a ser gerado será composto por um Cdrom CD-ROM com o programa Mapavox, um modelo de maquete simples e um guia didático. Espera-se que com base nesse kit o professor seja capaz de elaborar maquetes sonoras de acordo com a sua realidade local. Para avaliar a qualidade do material didático será preparado e aplicado um Curso de Educação a Distância. Esse trabalho será desenvolvido através de uma parceria entre pesquisadores da Unesp -Campus de Rio Claro e da UFRJ, tendo como suporte de apoio o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) e o Grupo de Pesquisa Ensino e Geografia -Unesp. O desenvolvimento desse projeto poderá resultar em um Kit didático e em procedimentos metodológicos reconhecido pelo Mec e desta forma disponibilizados para professores de todo o Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENTORINI, Silvia Elena. A experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.