Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuicao tecidual e acao local em tecido endotelial e muscular da jararagina e neuwiedase, representantes das classes pi e piii.

Processo: 04/13672-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Ana Maria Moura da Silva
Beneficiário:Cristiani Baldo da Rocha
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Metaloproteinases   Miotoxinas   Microscopia confocal   Apoptose   Venenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Endotelio | Metaloproteinase | Microscopia Confocal | Miotoxina | Veneno

Resumo

As metaloproteinases de venenos de serpentes (SVMPs) são importantes componentes nas lesões locais e sistêmicas ocorrentes em envenenamentos botrópicos. Entre os diversos alvos de ação das SVMPs, podem ser destacadas as ações hemorrágica, miotóxica e pró-inflamatória. A jararagina, uma SVMP da classe Plll, apresenta intensa atividade hemorrágica, com ação na membrana basal e células endoteliais, além de atividade pró-inflamatória. Por outro lado, a neuwiedase, uma SVMP da classe PI, não apresenta ação hemorrágica, mas sim uma ação miotóxica relevante. Em continuidade aos estudos desenvolvidos em nosso laboratório, o objetivo deste projeto é desenvolvermos uma análise comparativa dessas duas SVMPs, abordando a ação dessas toxinas in vitro em células endoteliais, musculares e plaquetas bem como estudos in vivo, empregando técnicas de microscopia confocal e eletrônica, quanto a distribuição tecidual e os alvos de ação direta e indireta das toxinas avaliando a vasculatura local (células endoteliais, membrana basal e plaquetas) e fibras musculares, enfatizando a co-localização dessas estruturas com as toxinas e também as alterações morfológicas induzidas. Esta abordagem é importante para a elucidação do mecanismo de ação das SVMPs, caracterização de seu potencial como ferramenta biológica para o estudo de distúrbios hemostáticos e melhor compreensão do envenenamento ofídico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA-DA-SILVA‚ AM; RAMOS‚ OHP; BALDO‚ C.; NILAND‚ S.; HANSEN‚ U.; VENTURA‚ JS; FURLAN‚ S.; BUTERA‚ D.; DELLA-CASA‚ MS; TANJONI‚ I.; et al. Collagen binding is a key factor for the hemorrhagic activity of snake venom metalloproteinases. Biochimie, v. 90, n. 3, p. 484-492, . (04/13672-8, 05/58071-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Cristiani Baldo da. Mecanismos envolvidos na ação hemorrágica de metaloproteinases de venenos de serpentes.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.