Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dos alvos de ação celulares e moleculares dos peptídeos potenciadores da bradicinina (BPPs)

Processo: 04/14250-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Martins de Camargo
Beneficiário:Juliano Rodrigo Guerreiro
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14307-9 - Center for Applied Toxinology, AP.CEPID
Assunto(s):Bradicinina   Receptores da bradicinina   Pressão sanguínea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alvo Celular | Cardiovascular | Funcao Renal | Pressao Arterial | Receptores | Toxinas

Resumo

Os peptídeos potenciadores da bradicinina (BPPs) foram isolados do veneno de B. jararaca e sua caracterização farmacológica demonstrou que eram capazes de promover uma redução na pressão arterial por potencializar o efeito da bradicinina. Posteriormente foi possível estabelecer que esse efeito é devido à inibição da enzima conversora da angiotensina (ECA). Contudo, estudos recentes vêm demonstrando que a redução na pressão arterial observado não é devido exclusivamente à inibição da ECA. E ainda, ensaios de biodistribuição revelaram que o peptídeo BPP-10c, após injeção camundongos, se concentra nos rins, mesmo quando há injeção conjunta de enalapril (inibidor clássico da ECA) em concentração 1000 vezes maior que o peptídeo, sugerindo que a ECA não é o único alvo do BPP-10c, nem o majoritário. A manutenção da concentração do BPP-10c nos rins por um longo período sugere que há uma forte interação com um (ou mais) sítio receptor. Se essa interação ocorrer com proteínas da membrana plasmática é provável que se caracterize por uma forte afinidade pelo receptor e uma fraca dissociação. Outra possibilidade é que o peptídeo seja internalizado e permaneça dentro de algum compartimento celular. Assim, propomos a identificação da região renal ou células renais na qual o BPP-10c mais se concentra e isolar o receptor do BPP-10c com técnicas que envolvam "crosslink" entre o peptídeo e a proteína-alvo ou utilizando métodos clássicos como coluna de afinidade, ou ainda utilizando Biacore. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERREIRO, JULIANO R.; LAMEU, CLAUDIANA; OLIVEIRA, EDUARDO F.; KLITZKE, CLECIO F.; MELO, ROBSON L.; LINARES, EDLAINE; AUGUSTO, OHARA; FOX, JAY W.; LEBRUN, IVO; SERRANO, SOLANGE M. T.; et al. Argininosuccinate Synthetase Is a Functional Target for a Snake Venom Anti-hypertensive Peptide ROLE IN ARGININE AND NITRIC OXIDE PRODUCTION. Journal of Biological Chemistry, v. 284, n. 30, p. 20022-20033, . (04/11359-0, 04/14250-0, 98/14307-9, 06/53139-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUERREIRO, Juliano Rodrigo. Identificação e validação de um novo alvo funcional de um peptídeo com atividade anti-hipertensiva do veneno da Bothrops jararaca. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.