Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de rearranjos cromossomicos em pacientes com malformacoes congenitas multiplas e/ou retardamento mental (mca/mr).

Processo: 05/52050-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Celia Priszkulnik Koiffmann
Beneficiário:Mariana Angelozzi de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Cromossomos humanos   Citogenética molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citogenetica Molecular | Cromossomos Humanos | Rearranjos Cromossomicos

Resumo

As alterações cromossômicas constituem causa importante de morbidade e mortalidade no homem. Estudos de recém-nascidos consecutivos mostram que cerca de seis em cada mil recém-nascidos têm uma alteração cromossômica. As alterações mais - freqüentes são numéricas, mas cerca de cinco recém-nascidos dentre dois mil têm alterações estruturais, sendo um terço delas não equilibradas (Hook e Hamerton, 1977). Vários pacientes com alterações cromossômicas estruturais foram detectados ao longo dos anos em nosso laboratório e pretende-se dar continuidade ao estudo desses pacientes empregando técnicas citogenéticas moleculares, a fim de caracterizar esses rearranjos cromossômicos. Para tanto, os pacientes serão contactados e solicitados a participar do estudo. Essas investigações permitirão a identificação de anomalias estruturais ainda não reconhecidas e, portanto, o delineamento de novas síndromes cromossômicas, assim como a descrição da variabilidade fenotípica presente em síndromes cromossômicas já descritas. O estudo da correlação do fenótipo com as alterações cromossômicas permite um diagnóstico mais preciso, fornece informações relevantes para o prognóstico e o aconselhamento genético. Esses estudos podem contribuir para a localização de genes no mapa genético humano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Mariana Angelozzi de. Caracterização de rearranjos cromossômicos em pacientes com malformações congênitas múltiplas e/ou retardamento mental (MCA/MR). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.