Busca avançada
Ano de início
Entree


Sensibilidade periférica à insulina e resposta inflamatória na vigência de dietas obesogênicas, suplementação com óleo de peixe e ausência de TLR-4.

Texto completo
Autor(es):
Laureane Nunes Masi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Rui Curi; Eliana Hiromi Akamine; Fabio Bessa Lima; Simão Augusto Lottenberg; Jorge Mancini Filho
Orientador: Rui Curi
Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar a associação da inflamação com a resistência periférica à insulina (RI) na vigência de dietas obesogênicas, suplementação com óleo de peixe (SOP) e ausência de TLR-4. Os animais receberam dieta balanceada (DB), DB e leite condensado (DB+LC), hiperlipídica (HFD) ou HFD+LC. DB+LC e HFD levaram ao aumento: no ganho de massa corpórea (MC) e expressão de F4/80 e leptina no tecido adiposo (TA) em relação à DB. Em relação à HFD, HFD+LC provocou: aumento no HOMA-IR (4x), nos conteúdos de IL-6, IL-10, TNF-a, IL-1b, ICAM-1, VCAM-1 e leptina no TA. Comparada à DB+LC, HF+LC aumentou: a MC, HOMA-IR e expressão de F4/80 e reduziu a expressão de leptina no TA. A SOP nos animais em DB reduziu a expressão de F4/80, TNF-a e TLR-4 no fígado. A SOP em HFD reduziu o MC, HOMA-IR e aumentou o conteúdo de adiponectina no TA. A deleção de TLR-4 elevou o MC em DB+OP e a gordura mesentérica no HFD+OP. Assim, o consumo elevado de gordura ou açúcar causou obesidade e a associação de ambos potencializou a obesidade e induziu RI e inflamação no TA. A suplementação com OP atenuou a inflamação associada à DB e a obesidade e RI na vigência de HFD, sendo esses efeitos dependentes de TLR-4. (AU)

Processo FAPESP: 10/08872-9 - Efeitos de uma dieta rica em gordura saturada na resposta inflamatória no endotélio da aorta de camundongos TLR-4 (-/-) suplementados com ácidos graxos ômega-3 e ômega-6
Beneficiário:Laureane Nunes Masi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado