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A Sorocabana Railway Company: a relação de uma empresa ferroviária privada com as diretrizes governamentais (1907-1919)

Texto completo
Autor(es):
Lucas Mariani Corrêa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2015-01-26.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Eduardo Romero de Oliveira
Resumo

No impulso do progresso no Brasil Império do século XIX, surgem as primeiras ferrovias. Surgiria, em 1875, a Estrada de Ferro Sorocabana. Durante os anos iniciais de República, o governo paulista, por meio da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, passou a desenvolver propostas para coordenar as ferrovias e sua expansão no estado, em prol de suas diretrizes de ocupação do território e da dinamização econômica. Durante esses mesmos anos, em 1907, a Sorocabana será arrendada para um grupo de empresários representados por Percival Farquhar, passando a fazer parte de um holding. Sob os anos de administração particular, de 1907 a 1919, ocorreram diversas mudanças, tanto com propostas do governo, até com pressões contra esse grupo. Tais fatos levaram ao rompimento de contrato e a volta dessa empresa à administração pública. Visto isso, nossa pesquisa tem por objetivo analisar primeiramente quais eram as propostas e diretrizes do governo para organização e desenvolvimento das ferrovias. Por fim, compreender qual o envolvimento e relação da Sorocabana Railway Company com tais diretrizes. Teremos como fonte, os Relatórios Anuais da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, os Relatórios de Presidente do Estado, Relatórios da própria empresa, além dos documentos administrativos e outros que envolvam nosso objeto (AU)

Processo FAPESP: 11/16954-8 - A Sorocaba Railway Company (1907-1919)
Beneficiário:Lucas Mariani Correa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado