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Efeitos do ensino sistemático e informatizado sobre comportamentos externalizantes concorrentes à aprendizagem de leitura e escrita

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Autor(es):
Priscila Meireles Guidugli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2015-03-03.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu; Alessandra Turini Bolsoni Silva
Resumo

Problemas de comportamento externalizantes podem ser compreendidos como concorrentes e incompatíveis a repertórios acadêmicos. Este trabalho testou se um programa sistemático e informatizado de ensino de leitura e escrita, não só aumentaria a freqüência de acertos em tarefas acadêmicas, mas também diminuiria a freqüência de repertórios sociais inadequados. Participaram quatro meninos de uma escola pública, com idades entre 9 e 10 anos, cursando o terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental, ambos avaliados como casos clínicos para problemas de comportamentos externalizantes por inventários (TRF e CBCL). Também foram utilizados instrumentos de entrevista (REHSE-P e REHSE-PR). A intervenção foi realizada na escola, as crianças eram expostas ao Programa Aprendendo a Ler e Escrever em Pequeno Passos (GEIC, UFSCar), ao módulo de palavras sem dificuldades da língua. O Diagnóstico de Leitura e Escrita Inicial (DLE-I) caracterizou o desempenho dos aprendizes que evidenciou deficiências na leitura e na escrita. O ensino estava subdivido em unidades, cada uma subdividida em passos e ada passo evidenciava três palavras por procedimentos de ensino baseados em seleção de palavras ou sílabas impressas, estabelecendo uma rede de relações cumulativa, entre palavra ditada, palavra escrita, figura e sílabas. Os repertórios de leitura e de ditado foram monitorados ao final de cada unidade de ensino e os problemas de comportamento também pelo relato do professor (TRF) e por observação direta (registro em vídeo da sala de aula). A frequencia de comportamentos externalizantes relatados pelo professor diminuiu para P1 e P2, embora de maneira mais expressiva para P1, saindo do escore clínico. Os problemas de comportamento emitidos por P3 e P4 não diminuíram, porém avançaram no ensino de duas unidades de ensino e obtiveram mais de 80% de acertos no DLE final. Futuras pesquisas devem verificar se e sob quais condições os... (AU)

Processo FAPESP: 12/23526-5 - Efeitos do ensino sistemático e informatizado sobre comportamentos externalizantes concorrentes à aprendizagem de leitura e escrita
Beneficiário:Priscila Meireles Guidugli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado