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Os jovens e os sentidos do trabalho: pesquisa - intervenção em comunicação na rede pública de ensino.

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Akio Casoto Suenaga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Roseli Aparecida Figaro Paulino; Maria Carla Corrochano; Maria Cristina Palma Mungioli; Kimi Aparecida Tomizaki
Orientador: Roseli Aparecida Figaro Paulino
Resumo

A seguinte pesquisa pretende estudar as relações de comunicação dos jovens estudantes de escola pública sobre o trabalho: como a atribuição de sentido a esta atividade que atravessa, não apenas a esfera profissional, mas toda a vida humana, afeta suas maneiras de existir e de se relacionar. Para tanto, busca-se uma ampliação conceitual a partir da articulação teórico-metodológica do Binômio Comunicação e Trabalho, baseada principalmente no materialismo histórico dialético. A investigação dispõe de uma etapa empírica, realizada em uma escola pública da cidade de São Paulo com jovens do terceiro ano do ensino médio, a partir das pistas metodológicas da Pesquisa-intervenção e dos Estudos de Recepção Latino-americanos. De maneira geral, notamos o quanto a discussão sobre o trabalho é escassa no espaço escolar, embora ela seja vital para que os jovens de camada popular possam repensar suas trajetórias de vida de maneira crítica, à luz de um contexto social mais amplo. (AU)

Processo FAPESP: 14/01551-3 - Os discursos dos jovens sobre o mundo do trabalho: pesquisa de recepção na rede pública de ensino
Beneficiário:Alexandre Akio Casoto Suenaga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado