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A condição da criança hiperativa e desatenta: um estudo sobre a intervenção psiquiátrica nas formas contemporâneas de inserção social infantil

Texto completo
Autor(es):
Tatiana de Andrade Barbarini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Lygia Quartim de Moraes; Carlos Roberto Soares Freire de Rivorêdo; Eunice Nakamura; Marcos Cezar de Freitas; Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Orientador: Maria Lygia Quartim de Moraes
Resumo

As crianças formam um grupo social particular. Ao mesmo tempo em que elas dependem dos cuidados adultos, delas espera-se o desenvolvimento de uma autonomia relativa, um "desabrochar" próprio que lhes permita percorrer seu caminho rumo à independência e ao exercício da cidadania. A representação social da criança enquanto sujeito de direito, mobilizada e concretizada na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, funda-se na concepção de infância como uma fase de desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, vulnerável a riscos os mais diversos. Direitos especiais são-lhe assim concedidos a fim de prezar pela liberdade e dignidade infantil. Ademais, as crianças assumem outros papéis sociais na contemporaneidade, destacadamente o de membro de uma família e o de aluna de uma escola. Instituições essas ditas em crise. Uma crise que se conjuga a um mal-estar que aflige seus membros. Professores julgam-se incapazes de lidar com seu "novo público". Pais vivem as mudanças sociais e históricas dos arranjos familiares e disputam com profissionais escolares suas responsabilidades em relação aos filhos. Crianças são vulneráveis às mazelas sociais, aos desejos narcísicos dos adultos e, ao mesmo tempo, são incitadas à autonomia em um contexto de crise de autoridade de seus tutores. Tais situações de mal-estar adoecem professores e se manifestam como inquietude nos comportamentos e experiências infantis em sala de aula. Crianças hiperativas, deprimidas e ansiosas surgem então na cena social. A presente tese de doutorado tem como objetivo principal analisar sociologicamente a inserção social da criança brasileira e a intervenção médica naquelas identificadas, no espaço escolar, como hiperativas e desatentas, pois portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trata-se de uma condição clinicamente definida como um transtorno do neurodesenvolvimento hipoteticamente oriundo de falhas em neurotransmissores responsáveis pela atenção, concentração e controle individual das emoções e dos comportamentos. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa composta pelas técnicas de observação participativa e de entrevistas semiestruturadas. Quatro escolas de ensino fundamental (de primeiro a nono ano), municipais, estaduais e privada de Campinas e Moji Mirim (SP), foram visitadas entre 2013 e 2015, bem como um programa de educação não formal campineiro. Professores, coordenadoras pedagógicas e alunos (entre cinco e treze anos de idade) desses estabelecimentos de ensino compuseram o grupo observado e entrevistado em campo de pesquisa. Acompanharam-se mais atentamente quinzes crianças (doze meninos e três meninas), dentre as quais onze meninos e uma menina foram indicados pelas equipes escolares como portadores de TDAH. As discussões apoiaram-se em um arcabouço teórico de influência foucaultiana e de princípios da Sociologia da Infância. O pressuposto que orienta o desenvolvimento desta proposta é a socialização da criança (com TDAH) como um problema político de constituição de um sujeito adaptado a um determinado projeto de sociedade. Assim, a intervenção técnica-científica na criança hiperativa e desatenta e na escola, uma instituição social básica à sua socialização, visa à execução de tal projeto. O TDAH é seu instrumento. Trata-se igualmente de uma problemática constituída pela possibilidade de, ante ao discurso da criança hiperativa e desatenta, colocar em questão as verdades hegemônicas sobre sua condição (AU)

Processo FAPESP: 12/20776-0 - Contextos sociais, estratégias de poder e estratégias de resistência no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Beneficiário:Tatiana de Andrade Barbarini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado