Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise das respostas imunológicas humoral e celular induzidas após o direcionamento da proteína do envelope do vírus da dengue para células dendríticas DEC205+.

Texto completo
Autor(es):
Bianca da Silva Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvia Beatriz Boscardin; Juliano Bordignon; Anderson de Sá Nunes; Ana Flavia Popi
Orientador: Silvia Beatriz Boscardin
Resumo

As células dendríticas (DCs) são consideradas como apresentadoras de antígenos profissionais, iniciando e modulando as respostas imunológicas. O direcionamento de diferentes antígenos para essas células têm sido uma estratégia promissora para a avaliação das respostas imunológicas humoral e celular. Nesse trabalho, o alvo de direcionamento é o subtipo de DCs CD8α+ DEC205+, por apresentarem características importante, como por exemplo, a apresentação cruzada para linfócitos T CD8+ via molécula de MHC II. Os antígenos de escolha para serem direcionados foram diferentes domínios da proteína do envelope (E) do vírus da dengue tipo 2, assim como a proteína na sua forma inteira. Os resultados mostraram que o direcionamento dos diferentes domínios da proteína do envelope viral foi capaz de induzir uma celular robusta nos animais quando comparada com o não direcionamento das mesmas proteínas. Além disso, com o direcionamento para DCs CD8α+ DEC205+ foi possível mapear regiões importantes da proteína E durante a indução da resposta imune. Portanto, os dados obtidos nesse trabalho, sugerem que o direcionamento da proteína do E e dos seus domínios ( EDI/II e EDIII) foi eficiente em induzir resposta imune celular contra o vírus da dengue tipo 2. (AU)

Processo FAPESP: 15/16565-2 - Avaliação das respostas imunológicas humoral e celular induzidas pelo direcionamento do domínio III da proteína do Envelope do vírus da dengue para a subpopulação de células dendríticas DEC205+
Beneficiário:Bianca da Silva Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado