Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo do papel dos receptores do tipo Toll (TLRs) na indução de CD200 em macrófagos murinos infectados com Leishmania (Leishmania) amazonensis.

Texto completo
Autor(es):
Ismael Pretto Sauter
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mauro Javier Cortez Véliz; Silvia Beatriz Boscardin; Danilo Ciccone Miguel; Eduardo Lani Volpe da Silveira
Orientador: Mauro Javier Cortez Véliz
Resumo

A L. (L.) amazonensis é capaz de evadir a resposta imune do macrófago hospedeiro induzindo a expressão de CD200 na célula. Porém, ainda não se sabe como ocorre este mecanismo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação dos TLRs na indução de CD200 em macrófagos infectados por L. (L.) amazonensis. Os resultados mostraram que a indução de CD200 por L. (L.) amazonensis é dependente de TLR9 e das proteínas adaptadoras MyD88 e TRIF. Além disso, observamos que CD200 pode ser induzida pelo DNA do parasito, assim como por vesículas extracelulares (VEs) contendo DNA liberadas por ele. Os resultados in vivo mostraram que a ausência de TLR9 não altera o tamanho da lesão e nem a expressão de CD200 nos macrófagos presentes. Contudo, a carga parasitária foi maior nos camundongos selvagens. A partir dos resultados obtidos podemos concluir que a L. (L.) amazonensis induz CD200 de maneira dependente da via de TLRs e que esta indução pode ser estimulada pelo DNA do parasito. (AU)

Processo FAPESP: 13/14087-0 - Estudo do papel dos receptores do tipo toll (TLRs) na indução de CD200 em macrófagos murinos infectados com Leishmania (L.) amazonensis
Beneficiário:Ismael Pretto Sauter
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado