Busca avançada
Ano de início
Entree


A ajuda externa e a formulação da estratégia internacional dos Estados Unidos a partir do 11 de setembro de 2001

Texto completo
Autor(es):
Luiza Rodrigues Mateo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristina Soreanu Pecequilo; Flávio Rocha de Oliveira; Solange Reis Ferreira; Samuel Alves Soares
Orientador: Luis Fernando Ayerbe
Resumo

A ajuda externa sempre cumpriu importante papel na política internacional dos Estados Unidos. Após os eventos de 11 de setembro em 2001, documentos e discursos oficiais revelam uma percepção estratégica que conecta desenvolvimento e segurança, situando os elementos de governabilidade e geração de oportunidades em prol da contenção dos chamados Estados frágeis. Num contexto de ameaças difusas, o desenvolvimento é elencado, junto com diplomacia e defesa, como ferramenta da política externa estadunidense para enfrentar o perigo advindo de pandemias, crises humanitárias, crime organizado e terrorismo. O objetivo desta pesquisa é entender os propósitos e eixos de atuação dos Estados Unidos que, através do Departamento de Estado, principalmente da USAID, e do Departamento de Defesa, implementam projetos de assistência para o desenvolvimento, socorro a desastres naturais, e reconstrução pós-conflito em dezenas de países ao redor do globo. A complexidade da agenda de ajuda externa estadunidense envolve desde a formulação de diretrizes e luta por recursos junto ao Congresso à execução dos projetos. Através de fontes primárias, a pesquisa pretende analisar a organização institucional e a distribuição dos recursos de ajuda nos primeiros anos do século XXI, a fim de entender a evolução da ajuda externa e sua relação com a grande estratégia do país. (AU)

Processo FAPESP: 13/21413-1 - A ajuda externa e a formulação da estratégia internacional dos Estados Unidos a partir do 11 de setembro de 2001
Beneficiário:Luiza Rodrigues Mateo
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado