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Mentes elétricas, corpos mecânicos: a noção de humano em 2001: uma odisseia no espaço e Alien, o oitavo passageiro

Texto completo
Autor(es):
Thais Farias Lassali
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Heloísa André Pontes; Christiano Key Tambascia; Rose Satiko Gitirana Hikiji
Orientador: Heloísa André Pontes
Resumo

Essa dissertação retrata a maneira pela qual a noção de humano transita no cinema de ficção científica produzido em contexto hollywoodiano. 2001: uma odisseia no espaço, de Stanley Kubrick (1968), Alien, o oitavo passageiro, dirigido por Ridley Scott (1979), e suas personagens mecânicas, respectivamente, Hal e Ash, são o centro de uma análise que entrecruza a conjuntura histórica e política dos Estados Unidos, as discussões acadêmicas e científicas do período de cada filme e o período pelo qual Hollywood passava. Isso para argumentar como tais personagens trazem à tona o que não é evidente, a um primeiro olhar, nas figuras obviamente humanas, e como, por meio deles, se dissimula as nuances e as contradições da noção de humano (AU)

Processo FAPESP: 13/10315-9 - Quão humanos somos nós? - A noção de humano nos filmes de ficção científica da Nova Hollywood
Beneficiário:Thais Farias Lassali
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado