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Arte Factus: study and socially aware co-design of socioenactive digital artifacts = Arte Factus : estudo e co-design socialmente consciente de artefatos digitais socioenativos

Texto completo
Autor(es):
Emanuel Felipe Duarte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cecilia Calani Baranauskas; Laura Sánchez Garcia; Leonardo Cunha de Miranda; Alysson Bolognesi Prado; Cesar Augusto Baio Santos
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
Resumo

Atualmente, a tecnologia computacional tornou-se cada vez mais pervasiva por meio de computadores de diferentes tamanhos, formas e capacidades. Mas avanços tecnológicos, embora necessários, não são suficientes para tornar a interação com tecnologia computacional mais transparente, como preconizado pela computação ubíqua. Sistemas computacionais atuais ainda exigem um vocabulário técnico de entradas e saídas para serem utilizados. No campo da Interação Humano-Computador (IHC), a adoção da teoria da cognição enativa pode lançar luz sobre um novo paradigma de interação que preenche a lacuna entre ação e percepção. Sistemas computacionais enativos são um promissor tema de pesquisa, mas seu design e avaliação ainda são pouco explorados. Além disso, sistemas enativos, como já proposto na literatura, carecem de consideração do contexto social. O objetivo desta tese de doutorado é contribuir para o design de tecnologia computacional dentro de uma abordagem da cognição enativa, além de também sensível à aspectos sociais. Portanto, esta tese investiga os conceitos de sistemas enativos e socioenativos por meio do co-design de arte interativa e instalações. Para atingir esse objetivo, é proposto um arcabouço teórico-metodológico chamado "Arte Factus" para apoiar o estudo e o co-design socialmente consciente de artefatos digitais. O arcabouço "Arte Factus" foi utilizado em três estudos de design relatados nesta tese: InterArt, InstInt e InsTime. Esses estudos envolveram a participação de 105 estudantes de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação no co-design de 19 instalações. O processo envolveu o uso de tecnologia pervasiva do tipo Faça-Você-Mesmo ("Do-It-Yourself, DIY"), e algumas dessas instalações foram estudadas em oficinas de prática situada que ocorreram em cenários educacionais (escola e museu exploratório de ciências). O arcabouço "Arte Factus", como a principal contribuição desta tese de doutorado, mostrou-se eficaz no apoio ao co-design socialmente consciente de instalações interativas que materializam o conceito de artefatos digitais socioenativos. Além disso, através do estudo dos artefatos criados no contexto desta investigação, esta tese também contribui para a construção teórica do conceito de sistemas socioenativos (AU)

Processo FAPESP: 17/06762-0 - Arte Factus: estudo e design socialmente consciente de artefatos digitais sócioenativos
Beneficiário:Emanuel Felipe Duarte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado