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Explorando texturas sonoras: análise e composição com suporte de descritores de áudio e modelos computacionais

Texto completo
Autor(es):
Micael Antunes da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Ivan Eiji Yamauchi Simurra; Adriano Claro Monteiro; Tadeu Moraes Taffarello
Orientador: Jônatas Manzolli; Danilo Rossetti
Resumo

A presente tese apresenta estudos de análise musical e relatos de composição que exploram as características texturais da música de massas sonoras, situando-a no contexto das práticas criativas do século XX e de modelos psicoacústicos. O trabalho apresenta uma série de estudos analíticos, ao mesmo tempo em que introduz ferramentas de descritores de áudio relevantes para a pesquisa realizada. Além disso, oferece uma contribuição ao campo da composição por meio de discussões embasadas em relatos composicionais e da criação de uma ferramenta interativa para a geração de massas sonoras em tempo real. Esta tese é composta por artigos, nos quais foram apresentados os resultados da pesquisa por meio da análise e discussão de diversos textos publicados durante o doutorado. Essa apresentação é dividida em dois módulos: no primeiro, dedicado à análise musical, discute-se uma metodologia de análise musical baseada em descritores de áudio para investigar composições eletroacústicas e instrumentais que exploram a noção de massas sonoras. No segundo módulo, são apresentados relatos e discussões nos quais os conceitos ligados às massas sonoras e modelos computacionais para eletrônica em tempo real foram aplicados em processos criativos. Dessa forma, a tese aborda questões analíticas ao introduzir as ideias de compositores como Edgard Varèse, que concebeu a noção de novos instrumentos, inspirando posteriormente a ideia de massas sonoras e o desenvolvimento de sistemas interativos para a luteria digital. Em seguida, explora-se a noção de música de massas sonoras, do ponto de vista da percepção musical como explorado no serialismo, influenciado por compositores como Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis e György Ligeti. Após essa discussão de conceitos, são apresentados os descritores de áudio relevantes para o estudo da música de massas sonoras. Em seguida, essas ferramentas são aplicadas em estudos analíticos de música eletroacústica e instrumental. Posteriormente, são abordadas discussões sobre composição, destacando a necessidade do compositor em criar um campo semântico que faça a mediação entre ferramentas tecnológicas e aspectos criativos envolvidos. Por fim, propõe-se um ambiente interativo em Max para criar e manipular massas sonoras em tempo real, oferecendo uma plataforma prática para a exploração criativa nesse domínio musical. Sendo assim, a tese oferece contribuições para três áreas principais: análise musical, composição musical e psicoacústica. Na análise musical, propõe um fluxo de trabalho aplicável em diversos contextos musicológicos e fornece representações de áudio derivadas da música de massas sonoras, oferecendo potencial para o estudo da textura musical em diferentes repertórios. No campo da composição, ao abordar duas obras realizadas durante a pesquisa, a tese promove reflexões sobre o processo criativo mediado pela tecnologia. Discute também uma ferramenta interativa adaptável para diferentes aplicações, que pode inspirar compositores a explorar criativamente a luteria digital. Por fim, diante do crescente interesse nos estudos sobre timbre na psicoacústica e na musicologia empírica, este trabalho abre espaço para investigações sobre percepção em abordagens experimentais nas ciências cognitivas (AU)

Processo FAPESP: 19/09734-3 - Análise musical e fenômenos perceptivos: estudo assistido por modelos psicoacústicos e computacionais
Beneficiário:Micael Antunes da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado