Novos realismos no cinema e na televisão: políticas da representação em narrativas...
Cinema experimental na América Latina: ressonâncias entre obras chilenas e brasile...
![]() | |
Autor(es): |
Paulo Cesar Almeida Scarpa
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) |
Data de defesa: | 2012-09-13 |
Membros da banca: |
Paulo Roberto Arruda de Menezes;
Maria Helena Oliva Augusto;
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio;
Cezar Avila Migliorin;
Miguel Serpa Pereira
|
Orientador: | Paulo Roberto Arruda de Menezes |
Resumo | |
O presente trabalho investiga, a partir da sociologia do cinema, uma seleção de filmes documentais do cineasta americano Frederick Wiseman (1930-). Trata-se de um documentarista com grande importância para o que ficou conhecido como cinema direto ou cinema vérité, uma corrente cinematográfica que, através de determinados artifícios formais ausência de narração, entrevistas ou intertítulos , causa uma forte impressão de realismo. Com isso, pretendi não apenas melhor compreender a produção deste cineasta como também refletir sobre algumas das construções narrativas presentes em seus filmes e, a partir disso, sobre algumas das relações entre cinema e realismo. Buscando trazer para a discussão este diretor pouco comentado na literatura brasileira, analisei aqui oito de seus filmes, distribuídos em três blocos temáticos: hospitais, exército e lazer. A análise se deu através de uma sociologia do cinema que compreende que a análise deve partir do próprio filme, compreendendo-o enquanto obra e enquanto a principal fonte de informação. No caso deste trabalho, a maneira pela qual Wiseman construiu imagens e narrativas ao longo de sua filmografia é interpretada enquanto uma resposta a uma das questões que permeia o cinema documental, qual seja, de como retratar e detalhar o real. Tendo isso em mente, podemos dizer que a câmera observadora não apenas observa. Ela narra, ela fala e ela argumenta. (AU) | |
Processo FAPESP: | 07/08363-4 - Cinema e Realismo: Frederick Wiseman. |
Beneficiário: | Paulo Cesar Almeida Scarpa |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |