Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da imunogenicidade da vacina de DNA quimérica LAMP/gag do HIV-1 em sítios de mucosa de camundongos imunizados no período neonatal.

Texto completo
Autor(es):
Adriana Leticia Goldoni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Notomi Sato; Valeria Aoki; Luciana Barros de Arruda; Solange Barros Carbonare; Armando Morais Ventura
Orientador: Maria Notomi Sato
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Imunologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas; T-ICB BMI QW504; G621ei
Resumo

O desenvolvimento de vacinas imunogênicas em mucosas é essencial na prevenção da infecção pelo HIV. A vacina LAMP/gag associa o gene LAMP murino com o gene gag do HIV-1, possibilitando a apresentação antigênica no contexto das moléculas de classe II do MHC. Os resultados mostraram que a imunização com vacina quimérica LAMP/gag induziu produção de anticorpos sIgA e IgG anti-GAG e associação das vias intrasanal e intradérmica possibilitou a geração de resposta humoral de mucosa e sistêmica anti-GAG. Ambas as vacinas LAMP/gag e gag induziram resposta de células T CD8+ similares. Entretanto, a resposta T CD4+ foi mais pronunciada nos animais LAMP/gag, que reconheceram o dobro do número de pools de peptídeos da GAG e aumento da SFC de IFN-<font face=\"symbol\">g e IL-4. A associação do adjuvante ODN CpG A às vacinas regulou negativamente a resposta medida por células T CD4+ e a produção de anticorpos IgG2a. Os dados evidenciaram que apenas a vacina quimérica LAMP/gag foi capaz de induzir resposta imune celular e humoral e memória imunológica, por ativar mais eficazmente as células T CD4+. (AU)

Processo FAPESP: 05/59676-7 - Indução de imunidade de mucosa pela vacina de DNA quimérica LAMP/p55 -gag associada a oligodeoxinucleotídeos CpG em neonatos murinos: influência das células dendríticas na ativação de células T CD4+ e T CD8+
Beneficiário:Adriana Letícia Goldoni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto