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John Cowart Dawsey

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Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

John C. Dawsey, Professor Titular na área de antropologia e estudos de performance na Universidade de São Paulo (2007). Professor da USP desde 1991. Bacharel em História pela Florida Southern (1973), Mestrado em Teologia (1977) e Ph.D em Antropologia (1989) pela Emory University. Defendeu tese de Livre-Docência, De que riem os boias-frias? Walter Benjamin e o teatro épico de Brecht em carrocerias de caminhões, em Antropologia Social (1999) pela Universidade de São Paulo. Visiting Scholar na New York University (2019). Coordenador do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra) desde a sua criação em 2001. Apoio docente e coordenador convidado do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP (dirigido por Luiz Antonio Nascimento Cardoso, Mestre Pinguim) de 2007 a 2024. Com colegas do Napedra, organizou e coordenou Sismologia da Performance: Napedra 20 Anos (2021); I Encontro Internacional de Antropologia e Performance (2011); I Encontro Nacional de Antropologia e Performance (2010); Encontros com Richard Schechner (2012); e Encontros Napedra em Performance: Criações 1 a 12 (entre 2014 e 2024); na USP. Junto ao Napedra, coordenou o Projeto Temático "Antropologia da performance: drama, estética e ritual" da Fapesp (2008 a 2013), reunindo 35 pesquisadores. Publicou vários livros. Em destaque, De que riem os boias-frias? Diários de antropologia e teatro (2013). Em parceria, organizou diversas coletâneas, incluindo Antropologia e performance: ensaios Napedra (2013, orgs. J. Dawsey, R. Müller, R. Hikiji e M. Monteiro) e Sismologia da performance: Napedra 20 anos (prelo, orgs. J. Dawsey, R. Camargo, R. Silva, V. Rodrigues, A. Schouten e P. Ribeiro). Publicou mais de uma centena de capítulos e artigos em revistas acadêmicas. Como convidado realizou palestras em University of Oxford, University of Cambridge, New York University, Université Paris 8, Universidad Nacional Autônoma de Mexico, Instituto Universitário de Lisboa, Emory University, Auburn University e outras universidades.. Chefe do Departamento de Antropologia da USP (2003-2007). Nas interfaces entre teatro e antropologia, procura explorar configurações do campo da antropologia suscitadas pelos estudos de Walter Benjamin e pensadores de teatro e performance (Artaud, Brecht, Schechner, Turner e outros). De encontros etnográficos diversos com boias-frias cortadores de cana, moradores do Risca-Faca e "Buraco dos Capetas", Aparecida, mulher-loba, bonecos ribeirinhos e assombrações resultam variadas composições teóricas em performance e antropologia, antropologia da experiência e antropologia benjaminiana. Um conjunto de conceitos ou palavras imagens moventes surge dessas pesquisas: descrição tensa (tension-thick description); f(r)icção (com r entre parênteses); margens das margens; sismologia da performance; metateatro cotidiano; extraordinário e espantoso cotidiano; inconsciente sonoro; circuito mimético; subterrâneos dos símbolos; entranhas dos sonhos; teatro de assombrações; histórias de esquecimento; índice de corporalidade; corpoiesis; etnof(r)icção; f(r)icção interétnica; montagens carregadas de tensões; deslocamento do lugar olhado, sentido e vivido das coisas. orcid.org/0000.0003.1427.7804 (Fonte: Currículo Lattes)

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