Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento de proteínas fosfatases e de proteínas quinases ativadas por mitógenos na indução de morte de células leucêmicas pela riboflavina

Processo: 02/12539-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Hiroshi Aoyama
Beneficiário:Ana Carolina Santos de Souza Galvão
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Hl60 | Leucemia | Proteinas Fosfatases | Proteinas Quinases | Riboflavina

Resumo

A riboflavina, pertencente ao grupo das vitaminas do complexo B, apresenta vários papéis biológicos dentre os quais podemos destacar seu papel como precursora de coenzimas, pro-oxidante, antioxidante, quimioprotetora e antitumoral. Proteínas fosfatases e quinases catalisam reações de desfosforilaçâo e fosforilação, respectivamente, de resíduos de tirosina, serina e treonina, apresentando funções biológicas tais como regulação dos processos de divisão, diferenciação, desenvolvimento celular, apoptose e regulação do metabolismo. A atividade destas enzimas pode ser modulada por diferentes fatores como, por exemplo, pelo estresse químico. Dentro da grande família das proteínas Ser/Thr quinases encontram-se as proteínas quinases ativadas por mitógenos (MAPKs) que participam de diferentes respostas celulares incluindo proliferação, diferenciação e apoptose em resposta ao estresse desencadeado por vários fatores ambientais. A ação antitumoral da riboflavina tem sido demonstrada por vários autores. Estudos in vitro, realizados em nosso laboratório, revelaram que a riboflavina causou diminuição no número de células da leucemia promielocítica humana (HL60) e do tumor ascítico de Ehrlich (rato) com valores de 1C50 de 10 e 20μM, respectivamente. Portanto, o objetivo geral deste projeto será avaliar o envolvimento de proteínas fosfatases e quinases ativadas por mitógenos na indução de morte das células leucêmicas pela riboflavina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA‚ C.V.; JUSTO‚ G.Z.; SOUZA‚ A.; QUEIROZ‚ K.; ZAMBUZZI‚ W.F.; AOYAMA‚ H.; PEPPELENBOSCH‚ M.P.. Natural compounds as a source of protein tyrosine phosphatase inhibitors: Application to the rational design of small-molecule derivatives. Biochimie, v. 88, n. 12, p. 1859-1873, . (04/12072-7, 04/14906-2, 02/12539-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALVÃO, Ana Carolina Santos de Souza. Mecanismo da ação antineoplasica de substancias bioativas e alvos moleculares estrategicos para a indução de morte de celulas tumorais. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.