Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da disponibilidade do nitrato no metabolismo do nitrogênio em variantes pigmentares de Hypnea musciformis (Gigartinales, Rhodophyta)

Processo: 04/11459-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Nair Sumie Yokoya
Beneficiário:Aline Paternostro Martins
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rhodophyta   Metabolismo de carbono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hypnea | Metabolismo Do Carbono | Metabolismo Do Nitrogenio | Rhodophyta | Variantes Pigmentares

Resumo

Hypnea musciformis (Wulfen) Lamouroux (Rhodophyta) apresenta uma ampla distribuição geográfica ao longo do litoral brasileiro, sendo uma espécie de importância econômica por constituir matéria prima para a produção de carragenanas. A espécie apresenta uma ampla variação na coloração do talo resultante, freqüentemente, de processos de aclimatação e, mais raramente, de alterações no genoma. Os mutantes ou variantes são importantes sistemas experimentais para os estudos fisiológicos, permitindo desvendar as complexas vias metabólicas envolvidas nos processos de desenvolvimento vegetal. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o metabolismo de nitrogênio em rodofíceas marinhas, selecionamos duas variantes de cor de H. musciformis: uma linhagem marrom (MA) e uma linhagem verde-clara (VC). Serão avaliados os efeitos da disponibilidade do nitrato e do carbono inorgânico na captação e assimilação do nitrogênio, no conteúdo de pigmentos, na taxa de crescimento e na taxa fotossintética nas variantes pigmentares. O estudo do metabolismo do nitrogênio nas linhagens marrom e verde fornecerá informações para a avaliação da diversidade intra-específica existente em populações de Hypnea, e sua potencial utilização como biofiltros em cultivos integrados com outros organismos marinhos ou em ecossistemas costeiros eutrofizados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMAS-RODRIGUES, CNTIA; VILLELA, HELENA D. M.; MARTINS, ALINE P.; MARQUES, LUIZA G.; COLEPICOLO, PIO; TONON, ANGELA P.. Microalgae for economic applications: advantages and perspectives for bioethanol. Journal of Experimental Botany, v. 66, n. 14, SI, p. 4097-4108, . (11/16072-5, 04/11459-5, 10/50193-1)
SIMAS-RODRIGUES, CNTIA; VILLELA, HELENA D. M.; MARTINS, ALINE P.; MARQUES, LUIZA G.; COLEPICOLO, PIO; TONON, ANGELA P.. Microalgae for economic applications: advantages and perspectives for bioethanol. Journal of Experimental Botany, v. 66, n. 14, p. 12-pg., . (10/50193-1, 04/11459-5, 11/16072-5)