Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da exposicao pre e peri-natal ao di-nbutil-ftalato sobre a maturidade sexual de ratos machos:parametros reprodutivos, aspectos histopatologicos e expressao de receptores hormonais no epididimo...

Processo: 06/59783-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Wellerson Rodrigo Scarano
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Ftalatos   Receptores hormonais   Toxicologia   Próstata   Epididimo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epididimo | Fertilidade | Ftalatos | Prostata | Receptores Hormonais | Toxicologia

Resumo

Os ftalatos são aditivos químicos utilizados na fabricação de bolsas de sangue, de soro e de soluções intravenosas, embalagens plásticas maleáveis de uso comercial como: mamadeiras, brinquedos, garrafas de refrigerante e outros. Estudos têm mostrado que a exposição pré-natal e peri-natal a doses elevadas de ftalato causam desordens reprodutivas importantes, agindo como fator anti-androgênico no desenvolvimento do aparelho genital masculino, além de ter um possível papel carcinogênico. O presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial efeito tóxico do ftalato sobre o aparelho genital (principalmente epidídimo e próstata ventral) em ratos machos adultos expostos a baixas doses de ftalato durante o período fetal e amamentação. Para tanto serão avaliados parâmetros reprodutivos tais como análise espermática (produção diária de espermatozóides, número e trânsito dos espermatozóides epididimários, morfologia, motilidade), dosagem sérica de testosterona e dihidrotestosterona; avaliação histopatológica dos compartimentos epitelial e estromal no epidídimo e na próstata ventral; análise imunohistoquímica para receptores de andrógeno (AR) e estrógeno (ER-alfa); dosagem da proteína espermática SP22, um biomarcador de fertilidade, por ELISA, e o estudo da expressão gênica para AR e ERalfa por RT-PCR. Estabelecendo-se processos de proliferação seguiremos os estudos para expressão tecidual e gênica para PCNA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARANO, WELLERSON RODRIGO; DE TOLEDO, FABIOLA CHOQUETA; GUERRA, MARINA TREVIZAN; PEGORIN DE CAMPOS, SILVANA GISELE; JUSTULIN JUNIOR, LUIS ANTONIO; FELISBINO, SERGIO LUIS; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. Long-term effects of developmental exposure to di-n-butyl-phthalate (DBP) on rat prostate: Proliferative and inflammatory disorders and a possible role of androgens. Toxicology, v. 262, n. 3, p. 215-223, . (06/59783-0)