Busca avançada
Ano de início
Entree

Cianobactérias potencialmente tóxicas de represas de abastecimento público: uma abordagem taxonômica e de saúde pública

Processo: 07/57338-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Bittencourt de Oliveira
Beneficiário:Viviane Piccin dos Santos
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cianobactérias   Reservatórios de água   Técnicas de genotipagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Billings | Cianobacterias | Microcistina | Taxonomia | Toxina

Resumo

As cianobactérias apresentam importante papel, tanto ecológico quanto de Saúde Pública. Algumas delas são capazes de produzir toxinas responsáveis por intoxicações em humanos e animais. Estudos com camundongos também demonstram a capacidade destas toxinas de causar danos a vários órgãos e sistemas do organismo, além de seu potencial como promotora de tumores. No Brasil, a Portaria 518 do Ministério da Saúde, exige o monitoramento de cianobactérias e cianotoxinas tanto na água bruta do manancial usado para captação quanto na água tratada para consumo. Entretanto, a produção de toxinas por cianobactérias é uma característica genotípica e intrapopulacional e a caracterização morfológica ao microscópio de organismos produtores e não produtores é impossível. Assim, a técnica da PCR mostra-se bastante vantajosa, pois possibilita a detecção de cianobactérias potencialmente produtoras de toxinas de forma preditiva, rápida e com baixos custos. O presente projeto como objetivos: a) realizar identificação taxonômica e quantificação das cianobactérias de amostras a serem coletadas na represa Billings (SP) nos períodos seco e chuvoso; b) detectar, pelo uso da técnica de marcadores moleculares, cianobactérias potencialmente produtoras de microcistinas nestas amostras; c) isolar cianobactérias das amostras e avaliar sua toxicidade pelo uso da técnica de marcadores moleculares; d) confirmar a toxicidade das amostras ambientais por meio de cromatografia liquida de alta eficiência (HPLC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICCIN-SANTOS, VIVIANE; BRANDAO, MARCELO MENDES; BITTENCOURT-OLIVEIRA, MARIA DO CARMO. PHYLOGENETIC STUDY OF GEITLERINEMA AND MICROCYSTIS ( CYANOBACTERIA) USING PC-IGS AND 16S-23S ITS AS MARKERS: INVESTIGATION OF HORIZONTAL GENE TRANSFER. JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 50, n. 4, p. 736-743, . (11/00417-3, 07/57338-2)
BITTENCOURT-OLIVEIRA, MARIA DO CARMO; PICCIN-SANTOS, VIVIANE; GOUVEA-BARROS, SELMA. Microcystin-producing genotypes from cyanobacteria in Brazilian reservoirs. ENVIRONMENTAL TOXICOLOGY, v. 27, n. 8, p. 461-471, . (07/57338-2, 06/03878-3, 05/52342-6)